TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre os motivos da independência do Brasil, resuma pontos

Tese: Sobre os motivos da independência do Brasil, resuma pontos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

1- Sobre as causas da Independência do Brasil resuma os itens:

a) Admistração de D.João VII

Em 1807, com as manobras de Napoleão Bonaparte, D. João, se viu obrigado a fugir para o Brasil, o que provocou uma inversão política: o Brasil que era colônia passou a ser a sede do governo português. Seis dias após sua chegada a Salvador, foi decretado à abertura dos portos brasileiros. Isso significou o fim do pacto colonial. Em 1815 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve, foi mais um grande passo rumo à Independência, pois revelava que D. João pretendia se fixar no Brasil, o que provocou descontentamento em Portugal, pois o Brasil deixaria de ser colônia e tornava-se centro do império português. Em 1816, com a morte de rainha D.Maria, D. João tornou-se rei, sendo aclamado D. João VI, mesmo permanecendo no Brasil.

b) Revolução Liberal do Porto

Em 1820, com a Revolução Liberal do Porto, que tinha por objetivo a autonomia portuguesa e retomar a colonização do Brasil, D. João VI volta para Portugal e atribui a D. Pedro a regência do Brasil. Logo, várias medidas pressionaram o governo de D. Pedro, na tentativa de anular seus poderes político, administrativo, militar e judicial e forçá-lo a voltar a Portugal. As notícias repercutiram, provocando tumultos e manifestações de desagrado. D. Pedro foi convidado para ficar, pois sua partida representaria o esfacelamento do Brasil. O Dia do Fico (1822) era mais um passo para o rompimento definitivo com Portugal. Os acontecimentos desencadearam uma crise no governo e os ministros fieis às Cortes, demitiram-se. O príncipe formou um novo ministério, sob a liderança de José Bonifácio. Ficou estabelecido que qualquer determinação vinda de Portugal só deveria ser acatada com o cumpra-se de D. Pedro. O país caminhava para a independência que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822.

2- Sobre o Reino Unido a Portugal e Algarves. Qual o período que o Brasil passou a carregar o titulo de Reino.

O Brasil passou a carregar o titulo de Reino em 1822, que é quando seria proclamada sua independência.

3- Porque o Brasil foi elevado a reino unido?

Segundo os princípios adotados pelo Congresso de Viena, a Casa de Bragança, que reinava em Portugal antes da invasão napoleônica, seria restaurada. Porém, João de Bragança, d. João 6°, estava no Brasil, não em Portugal. E o Brasil era somente uma colônia, não tendo o mesmo status político que o reino.

A saída encontrada para resolver a controvérsia foi elevar o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, seguindo, por exemplo, o modelo inglês do Reino Unido da Grã-Bretanha. A grande contradição, entretanto, era que o novo reino tinha dois centros políticos: Lisboa, capital de Portugal, e Rio de Janeiro, capital do Brasil, onde estava o príncipe regente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com