TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parque nacional do Brasil: motivo/objetivo de criar

Artigo: O Parque nacional do Brasil: motivo/objetivo de criar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 4: Escolha um Parque Nacional brasileiro e descubra sua localização, seu motivo/objetivo de criação e quais as principais espécies protegidas por sua causa. Lembre-se também de verificar quais são as atividades desenvolvidas nas terras vizinhas ao parque e que podem trazer riscos a biodiversidade protegida.

O Parque foi criado em 1972, com o objetivo de proteger as nascentes do Rio São Francisco, já que a região vinha sofrendo com as consequências do desenvolvimento desordenado da agricultura e da mineração.

O Véio Chico, o maior rio genuinamente brasileiro (3.000km), nasce na Serra da Canastra, Minas Gerais, para depois atravessar mais quatro estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nasce como um filetezinho de água que se perde por entre a vegetação rasteira do cerrado, para depois formar um enorme poço de águas cristalinas que dá origem a uma queda de 200 metros de altura, a Cachoeira Casca D'Anta, um dos mais belos cartões postais do Brasil.

A Serra da Canastra fica na região do cerrado, caracterizado por árvores de pequeno e médio portes alternados com campos rupestres, delicadas flores e matas com exuberante vegetação atlântica. Como não existem árvores de grande porte é possível ter belas e amplas vistas panorâmicas de toda a região.

A fauna é um capítulo à parte, sendo um dos maiores atrativos da região. Lá é possível ver animais como seriemas, corujas, gaviões carcarás, tucanos, veados-campeiros, tamanduás-bandeira, lobos-guará e tatus-canastra (que aparecem na parte alta do parque).

Além do Parque Nacional, a região conta com outras cidades

e outros atrativos que valem a pena serem visitados. A cidade de Delfinópolis é famosa por ter mais de 100 cachoeiras. Existem trilhas na região que atravessam vales e montanhas e passam por várias cachoeiras no transcorrer do percurso.

A trilha da Casinha Branca é uma delas. Pode ser feita em um dia inteiro, e passa por várias cachoeiras, com piscinas naturais. Até cachoeira de água quente existe em Delfinópolis na

Trilha da Dona Maria Concebida.

A estrada que liga Delfinópolis a Vargem Bonita passa pelo Chapadão da Babilônia. Uma região com paissagens surreais e cachoeiras de tirar o fôlego.

Outra cidade que reserva encantos é São João Batista do Glória. As cachoeiras do Vale do Céu valem uma visita. Se o destino inicial for Delfinópolis, a partir de São Paulo, deve-se seguir até Campinas e de lá pegar a SP 340 até Casa Branca e de lá seguir até Mococa. Passar por Arceburgo e dali seguir em direção a São Sebastião do Paraíso e depois Passos. Antes de chegar em Passos, pegar a direção de Cassia e ali pegar a balsa até Delfinópolis. As estradas até Delfinópolis são todas asfaltadas. De Delfinópolis até São Roque de Minas são 80 km.

Caso se queira chegar primeiro em São Roque de Minas, o melhor é seguir até Passos, Capitólio e Piumhi. Em Piumhi, há uma estrada de terra, de 60 quilômetros, que vai até São Roque de Minas. A portaria do Parque fica a 8 km de São Roque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com