TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo No Mundo

Resenha: Socialismo No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  5.829 Palavras (24 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 24

várias formas combateram o feroz capitalismo industrial e financeiro, que vê em primeiro lugar o lurcro.

O Socialismo Moderno

O Socialismo é o segundo sistema econômico mais utilizado no mundo atualmente, perdendo apenas para o Capitalismo. Esse sistema que tem como principal diferença entre o Capitalismo, o poder do Governo para administrar e organizar todos os bens privados e públicos. Existem diferenças como, a distribuição de bens para todos igualmemente, sendo na teoria bastante democrático, a igualdedade de oportunidades e meios de produção para toda a população com um método mais igualitário de compensação.

O Socialismo moderno teve ínicio no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que crticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx (1818-1883) afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.

Assim, definir o socialismo não é simples , pois o termo - socialismo - passou a significar genericamente " o conjunto de doutrinas que propõe a promover o bem comum, pela transformação da sociedade e da relação entre as classes ,

mediante a alteração do regime de propriedade"(Dicionário Aurélio)

Grande parte dos socialistas tem uma opinião de que o Capitalismo concentra grande parte da suas riquezas na mão de uma pequena parte da população, que controla a maior parte do capital que deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar sua potencialidade, e é nesse momento que o Socialismo tem mais vantagens, pois onde há uma distribuição de bens e direitos deixando um pouco de lado as riquezas particulares, não existindo uma desigualdade a ponto de deixar uma parcela da população na miséria como é o caso do Capitalismo.

O socialismo tem comogun diferencial o poder do Estado para inteferir em tudo para que haja um bem maior para todos, não tendo distinção de raça, classe social, entre outros.Dentro da doutrina socialista se enquadram o socialismo utópico ,o socialismo científico , o socialismo cristão, o comunismo e outras formas de doutrinas de base social.

Contexto Histórico

Passada a Idade Média, a Europa começa a desenvolver e consolidar as bases do Capitalismo.Com a expansão ultramarina as nações buscavam mais riquezas, em geral minerais preciosos ou produtos supervalorizados, para seus recém formados Estados Nacionais, iniciando assim a prática do imperialismo mercantilista.

Essa prática de acumulação de riquezas, tornou-se, no decorrer do tempo, ultrapassada dentro do processo de evolução do capitalismo, mas serviu como um dos pré-requisitos para o estágio vindouro desse processo, O Capitalismo Industrial.

O Capitalismo Industrial é resultado de um importante fenômeno ocorrido na Inglaterra por volta de 1750, a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial

Consistiu numa grande mudança no modo de produzir as mercadorias e insumos. A produção manufatureira semiartesanal vigente foi substituída sistematicamente pelo modo de produção industrial de grande escala e ultrapassado e precisava ser substituído, pois era necessário expandir os produtos e mercados consumidores, era necessário gerar lucro sobre a mercantilização dos artefatos industriais.

Acontece que essas profundas mudanças econômicas geradas pela Revolução Industrial provocaram também profundas mudanças sociais. Para suprir os altos índices da produção industrial era necessário um imenso esforço humano. Dentro das fábricas as condições de trabalho eram desumanas, a carga horária chegava a ser de 16 horas. As remunerações eram baixas, valendo o limite da subsistência do trabalhador. Crianças e mulheres não eram poupadas, sendo estas a força de trabalho mais procurado devido aos seus baixos salários.

Em Londres, enquanto a burguesia industrial vivia nas sofisticadas alamedas,os trabalhadores e suas famílias eram obrigados a viver em cortiços na periferia. Como se vê os trabalhadores, que apesar de constituírem a força motriz desse processo, foram os mais massacrados por ele.

Socialismo Utópico

Como crítica aos efeitos dessa industrialização,a propriedade privada na sociedade e ao sistema capitalista , no fim do século XVIII em movimentos políticos intelectuais e da classe trabalhadora. Os chamados socialistas utópicos,

incluindo Robert Owen (1771-1858), tentaram encontrar formas de criar comunas auto-sustentáveis por secessão de uma sociedade capitalista. Henri de Saint-Simon (1760-1825), o primeiro a utilizar o termo socialismo, foi o pensador original que defendia a tecnocracia e o planejamento industrial. Os primeiros socialistas previram um mundo melhor, através da mobilização de tecnologia e combinando-a com uma melhor organização social. Os primeiros pensadores socialistas tendem a favorecer uma autêntica meritocracia combinada com planejamento social racional, enquanto muitos socialistas modernos têm uma abordagem mais igualitária.

Robert Owen citado anteriormente é considerado o pai do socialismo utópico (utopia significa sonho, algo ideal, mas não necessariamente possível)assim ficou conhecido o novo sistema econômico proposto . Segundo ele, os trabalhadores deveriam se organizar em cooperativas, sem salário, retirando de sua produção aquilo que necessitassem para sua sobrevivência. Como essas idéias pareciam impossíveis de darem certo, aos olhos dos homens daquele período, Owen foi tachado de "socialista utópico".Dentre alguns dos socialistas utópicos destacam-se:

Henri Saint- Simon : fortemente influenciado pelas ideias liberais da Revolução Francesa, pregava a necessidade de um governo composto não só de operários, mas também de patrões.Concordava com manutenção da iniciativa particular e do lucro, contanto que os patrões concordassem em assumir responsabilidades sociais.Era declaradamente contra qualquer mudança profunda da sociedade capitalista.

Charles Fourier: defendia a ideia

de que se a sociedade estivesse organizada , tendo por bases as associações comunitárias e o cooperativismo , todos os cidadãos poderiam se desenvolver satisfatória e integralmente.Na prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com