TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Ulisses Pernambucano

Trabalho Universitário: Síntese Ulisses Pernambucano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

ULISSES PERNAMBUCANO DE MELO SOBRINHO

Nascido em Recife, nos estado de Pernambuco, em 1892. Filho de José Antônio Gonçalves de Melo, que através de seus filhos homenageia o estado e o país onde nasceram, batizando-os como Ulisses Pernambucano e Cícero Brasileiro.

Ulisses Pernambucano se formou em medicina ao 20 anos no Rio de janeiro, sendo que no último ano foi acadêmico interno do Hospital Nacional de Alienados onde recebeu forte influência do Dr. Juliano Moreira.

Logo apos formado volta ao estado de Pernambuco, a cidade de Vitória de Santo Antão, onde prestou serviços como médico generalista, oftalmologista e atuando também como dentista. Nesta localidade começa a desenvolver o olhar psiquiátrico.

Uma passagem interessante que comprova isso aconteceu quando uma paciente com sintomatologia confusa o procurou e Ulisses arriscando, com ousadia, testa um tratamento alternativo para confirma sua hipótese de que se tratava de um transtorno psíquico. Ele oferece a ela um franco contendo água e diz a paciente que era uma medicação especial, chamada L´ eau de source (do Francês água da fonte), dizendo que ela deveria seguir as instruções passada por ele e que não deveria tomar quantidade maior nem menor do que a recomendada para atingir o efeito esperado. Passado algum tempo a paciente retorna ao consultório de Ulisses Pernambucano dizendo estar curada, confirmando assim a hipótese inicialmente levantada por ele de que a doença se tratava de um transtorno psicológico.

Então ele se muda para a cidade da Lapa no estado do Paraná onde atua como medico generalista por um curto período de tempo retornando à Recife e casa-se com sua prima, também medica, Albertina Carneiro Leão.

Em 1918 é marcado o início oficial da Psicologia em Pernambuco, e com isso Ulisses concorre com a monogradia, classificação das crianças anormais, sendo esse o primeiro trabalho do gênero no país.

De 1923 a 1927 ele exerce a direção da Escola Normal, uma escola para crianças exepcionais.

Já em 1925 Ulisses funda o Instituto de Psicologia do Recife, considerada a primeira instituição autoônoma a funcionar regularmente.

Logo em seguida, na década de 30 Pernambucano reestrutura o serviço de assistência a psicopatas de Pernambuco, o que gera grande repercussão em todo Brasil. Forma um amplo grupo de pesquisadores e funda alguns periódicos, onde ele e seus colaboradores publicam trabalhos. “A psicologia objetiva e o mecanismo cerebral do pensamento”, “Bases fisiopsicológicas da ambidestria, 1924”, “Formação de hábitos sadios nas crianças, 1935”, “A psicologia em Pernambuco, 1943”, Neuropsiquiatria forense, 1943” A ação social da psiquiatria, 1943”, “Estudo psicotécnico de alguns testes de aptidão, 1927”, “Ensaio de aplicação do teste das 100 questões de Ballard, 1930”, “ O este A Bola e o Campo em crianças de 12 a 13 anos, 1931”, “Quocientes de inteligência em escolares do Recife, 1931” “Estudo estatístico das doenças mentais em quatrocentos primeiros internos e casa de saúde particular, 1940”.

Ainda na década de 30, sua defesa de minorias marginalizadas despertou a inveja de de inimigos que o denunciaram, e por conta disso Ulisses é detido por 60 dias na Casa de Detenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com