TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução de Pernambucano

Resenha: Revolução de Pernambucano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Momentos Revoltosos Causas Objetivos Ideias Norteadoras Grupos Sociais Consequência Jurídica

Revolução Pernambucana Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil. Conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Liberdade, igualdade e fraternidade. Grandes proprietários de terras, parte mais humilde da comunidade, e o governo Português. Foi desmembrada de Pernambuco a comarca d Rio Grande (atual Rio Grande do Norte), tornando-se província autônoma.

Confederação do Equador Centralização política imposta por D. Pedro I, influência portuguesa na vida política do Brasil, mesmo após a independência; a elite de Pernambuco havia escolhido um govenador para província: Manuel Carvalho Pais de Andrade, mas D. Pedro escolheu outro Convocar uma nova Assembleia, para elaborar uma nova constituição, de caráter liberal. Diminuir a influência do governo federal nos assuntos políticos regionais; acabarão com o tráfico de escravos para o Brasil; Organizar forças de resistência populares contra a repressão do governo central imperial; Formação de um governo independente na região A revolução queria a formação de uma república baseada na constituição da Colômbia. Camadas urbanas, elites regionais e intelectuais. A grande participação popular foi um dos principais diferenciais deste movimento. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizador e do governo de D. Pedro I.

Revolução Praieira Insatisfação com a falta de autonomia política das províncias e concentração de poder nas mãos da monarquia. Diminuir o excesso de poder e ao crescimento exagerado das práticas do capitalismo. Liberdade, Nacionalidade e Democrático. Trabalhadores, camponeses, membros da nobreza e da burguesia. Com o fim da Praieira, iniciou o segundo Reinado, um período de tranquilidade política, fruto do Parlamentarismo e da política de Consolidação implantados por D. Pedro II, e da propriedade trazida pelo café

Revolução Liberal do Porto Estão ligados a acontecimentos na história do Brasil colonizado do século 19, como a fuga da corte Portuguesa para o Brasil em 1808. Objetivo de elaborar uma constituição de inspiração ao iluminista que limitasse o poder do Rei. Carregava os ideais liberais de legitimação do poder das casas reais pelos cidadãos Burguesia, Nobreza, Exército e o Clero. Diante do progressivo aumento da pressão das Cortes para a recolonização do Brasil, este proclamou a sua independência em 7 de setembro de 1822. E abertura dos portos.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »