TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre Historia da Exportação de Produtos no Brasil

Artigo: Síntese sobre Historia da Exportação de Produtos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese sobre Historia da Exportação de Produtos no Brasil.

Período Colonial (1500-1822)

Com o aumento do capitalismo mercantil o Brasil começa a avançar economicamente, principalmente com as atividades de subsistência e exportação desenvolvidas no período colonial. Onde Portugal tinha exclusividade do comércio com as colônias as quais tinham os seus recursos naturais destruído rapidamente com técnicas primitivas e mão de obras escrava primeiramente dos índios e depois dos escravos.

A produção era baseada na monocultora, onde o primeiro produto exportado foi o Pau-Brasil o qual era encaminhado para Europa durante os primeiros 30 anos de colonização. Logo em seguida surgiu o cultivo da cana-de-açúcar introduzido o por Martim Afonso de Souza entre 1570 e 1650 principalmente em Pernambuco devido ao solo favorável e a expansão do mercado na Europa.

Logo que o açúcar deixou de ser o principal investimento brasileiro, os portugueses iniciaram pela procura de uma nova forma de exploração colonial, foi quando descobriram as primeiras minas de ouro em solo brasileiro, localizadas nas regiões onde ficam Minas Gerais e Goiás E Mato Grosso. A importância dessa exploração foi tão grande para Portugal, que o governo decidiu mudar a capital, até então em Salvador, para o Rio de Janeiro, pois desta forma estariam mais próximos das minas de ouro.

A pecuária até então se desenvolvia mais não em caráter de exportação.

Império (1822-1889)

Com a decadência do açúcar causado pela forte concorrência, cada vez maior com o açúcar que era produzido nas possessões francesas das Antilhas e em outras parte do globo e o aumento da utilização do açúcar extraído da beterraba fez com que o café se tornasse o principal produto de exportação e gerador de renda, durante o período do império, devido ao crescimento em alguns mercados consumidores em especial Estados Unidos e Europa. O vale do Paraíba foi a primeira região em que a produção se ampliou na província do rio de Janeiro e depois na província de São Paulo. Na ultima década o café representava 60% da exportação do Brasil.

O café foi, dessa forma, um dos principais esteios da sociedade brasileira do século XIX e início do XX. Pessoas que tinham acumulado fortuna em atividades urbanas, começaram a plantar em uma nova região, no Oeste paulista. e a terra era de

qualidade superior, a chamada terra vermelha, porém com a substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes os cafeicultores do Vale do Paraíba não conseguiram se adaptar aos novos tempos. E acabaram arruinados.

Outros produtos brasileiros também se destacaram como produto de exportação. O

cacau, produzido na Bahia, a borracha, explorada na bacia do rio Amazonas, e o

algodão, cultivado Maranhão, Pernambuco e Ceará,o algodão chega a ser o

segundo produto de exportação nacional em consequência da Guerra de Secessão norte-americana (1861-1865), que destruturou a produção algodoeira dos Estados Unidos. A pecuária, embora voltada para o mercado interno, é a mais importante atividade econômica na região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com