TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios administrativos na Revolução Industrial

As primeiras modificações na realidade comercial no período do capitalismo mercantil se expandiu no século XV. Os senhores feudais do período medieval formaram poderosos famílias da alta burguesia constituída de comerciantes e banqueiros, as organizações destas famílias foram tomando o espaço das atividades econômicas antes exercidas pelas oficinas artesanais, o aumento nas negociações devido ao comércio de larga escala realizando por essas famílias, se fez necessário os intermediários que negociavam a compra de matéria prima e venda da produção e os agenciadores que arrecadavam mão de obra para suprir a necessidade de produção.

O capitalismo passou a dominar o comércio, e a necessidade de tomar grandes decisões deram inicio ao processo de aprimoramento das atividades administrativas.

Estas tendências tomaram força a partir do século XVIII com a chegada da Revolução Industrial, que teve como marco inicial a invenção da máquina a vapor que vinha para substituir o trabalho manual e também a criação das fábricas.

Inicialmente era praticado o Sistema de Produção para Fora(Putting-Out System) onde os capitalistas entregavam matéria prima e maquinário para as famílias e estas produziam em suas próprias casas e posteriormente recebiam por peça produzida. Mesmo após a Revolução Industrial este sistema continuou sendo usado até hoje, quando por exemplo uma empresa terceiriza o serviço e paga pelo produto final.

Mas durante o processo da Revolução alguns capitalistas perceberam que com o sistema de produção para fora eles não tinham o controle da produção, foi então que se começou a reunir os trabalhadores em um único local com grande espaço físico, onde os capitalistas teriam maior poder sobre os trabalhadores, desta forma surgia o sistema fabril. Devido a grande quantidade de trabalhadores concentrados trabalhando em ri timo acelerado a produtividade aumentou significadamente, gerando problemas de caráter organizacional, como dificuldade de estocar e escoar a produção, e de caráter social devido a grande concentração de trabalhadores que migraram do campo em busca de oportunidade para as cidades sem estrutura para recebê-los.

A ganancia dos capitalistas o segaram e a imagem vista dentro das fábricas era desumana, a jornada de trabalho era de 14 horas diárias e havia crianças com idade próxima a 5 anos trabalhando lado a lado com os adultos, tudo isso em um ambiente sujo e inseguro, havia muitos acidentes com mortes devido a total falta de segurança já que os trabalhadores trabalhavam de pés descalços e durante a cansativa jornada de trabalho acabavam se descuidando e isso muitas vezes era fatal.

A grande concentração de trabalhadores insatisfeitos facilitou a comunicação e a organização de vários movimentos entre eles a criação dos sindicatos que tinham como objetivo garantir os direitos dos trabalhadores, proteger a sua remuneração e agir contra os abusos dos patrões. Inicialmente os sindicatos foram abafados, sendo somente tolerados na Inglaterra, porém com muitas restrições.

As atividades organizacionais no período da revolução Industrial eram insuficientes, pois não havia controle de qualidade por parte da empresa, o salário era muito baixo causando insatisfação entre os funcionários além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com