TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA: MODERNIDADES E NARRATIVAS

Por:   •  10/9/2021  •  Ensaio  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA

[pic 1]        

TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA: MODERNIDADES E

NARRATIVAS.

CLEUSA GOMES DA SILVA

 

CAPÍTULO VI: “A ESCOLA METÓDICA”, DO LIVRO AS ESCOLAS HISTÓRICAS, DE GUY BOURDÉ E HERVÉ MARTIN  

JEFERSON MARTINS VAZ

FOZ DO IGUAÇU/2013

CAPITULO VI

A ESCOLA METÓDICA

A escola histórica, nós chamamos metódica e mais frequente e abusivamente de positivista, que prolonga-se por todo o período da terceira republica na França. Onde trata de impor uma investigação cientifica afastando qualquer especulação filosófica e visando a objetividade do domínio da história.

Os historiadores positivistas participam na reforma do ensino superior e ocupam as cátedras em novas universidades; dirigem grades coleções- E. Lavisse: História de França; A. Rambaud, História Geral; L. Halphen e Ph. Sagnac: Povos e Civilizações; formulam os programas e elaboram as obras de história destinadas aos alunos das escolas secundarias e das escolas primarias. Esta corrente de pensamentos funda simultaneamente uma disciplina cientifica e segrega um discurso ideológico.

REVISTA HISTÓRICA

Em 1876 funda-se A Revista Histórica, por G. Monode e G. Fagniez, e marca a constituição de uma escola histórica desejosa de acolher todos os trabalhadores sérios no âmbito de um certo ecletismo ideológico. Na realidade a Revista histórica entende por cobrir principalmente a história europeia desde a morte de Teodósio (395), até a queda de Napoleão(1815). Dos 50 fundadores: 31 são professores- do colégio de França, na Escola dos Autos Estudos, nas Faculdades de Letras, 19 são arquivistas e bibliotecários.

Se levante contra a mais velha de 10 anos: A Revista das Questões Históricas, que foi crida pelos aristocratas, o marques de Beaucourt, o conde Henri de I'Épinois, o conde Hyacinthe de Chareney - e plebeus- Léon Gautier, Marius Sepet, etc.

Traduz o pensamento da direita ultramontana e legitimista que triunfa na época da "Ordem Moral".

A Revista Histórica pretendia ser o ponto final de uma tradição, que tem a sua origem na reflexão dos humanistas do Renascimento.

Em meados do século XIX a disciplina histórica assenta em solidas instituições, como a Escola das Cartas, a Escola Pratica dos Autos Estudos, a Sociedade da História da França, as numéricas sociedades sábias.

Foi a Alemanha que contribuiu com a maios forte parte para o trabalho histórico do nosso século.

Contudo ainda a Revista Histórica trabalha com trabalhos científicos, só admite trabalhos originais.

A Revista Histórica se diz neutra e imparcial, voltada a "ciência positiva", e "fechada as teorias políticas e filosóficas". Elabora uma bandeira com a inscrição: "História é a ciência mestra!"

Por volta dos anos de 1890 o diretor de A Revista Histórica da menos ênfase à política interna, não pela neutralidade, mas para dar prioridade nas suas crônicas à política estrangeira.

G. Monod acha que uma sociedade liga os homens do presente aos do passado: "O historiador sabe que a vida é uma perpetua mudança, mas que esta mudança é sempre uma transformação de elementos antigos, nunca a criação nova com todas as peças." (Manifesto, p.323)

A Revista Histórica marca a sua preferência por um "justo meio", afastado de todos os excessos

O DISCURSO DO MÉTODO

Um quarto de século depois da fundação de A Revista Histórica, seus colaboradores investiram as cátedras de história nas universidades recentemente criadas ou reformadas.

Ch.-V. Langlois e Ch. Seignobos dão a contribuição decisiva para a constituição de uma história cientifica; consideram com indiferença, por vezes com desprezo, a teologia da história, À maneira de Bossuet; a filosofia da história, segundo Hegel e Comte; e a história-literatura, à moda de Michelet.

O historiador tal como o químico naturalista não tem que investigar as causas primárias ou as causas finais. Segundo Ch.-V. Langlois e Ch. Seignobos a história não passa da aplicação de documentos. A concepção muito estreita do documento limita a ambição da disciplina. Os progressos da ciência-histórica estão limitados por isso mesmo.

Estando salvo o documento, isto é, registrado, classificado, convém submetê-lo a uma série de operações analíticas. O primeiro tratamento é a crítica externa (de erudição). O segundo tratamento e uma crítica interna (ou hermenêutica). Hermenêutica impõe frequentemente o recurso da a um estudo linguístico, a fim de determinar o valor das palavras ou das frases.

Tudo se passa como se ao nível de síntese a escola metódica tivesse medo de terminar.

Em seu manual Ch.-V. Langlois e Ch. Seignobos propõem, dada complexidade das operações em história, instaurar numa divisão do trabalho respeitante ao conjunto da profissão.

 LAVISSE E A HISTÓRIA DA FRANÇA

Ernest Lavisse nasceu em 1842, filho de um lojista, faz os estudos secundário no colégio de Laaon, depois decide-se pela Escola Normal Superior. É nomeado chefe de gabinete (sem o título) pelo ministro da Instrução Publica Victor Duruy, e é também recomendado preceptor do príncipe imperial. Vai pra Alemanha e fica três anos nas universidades onde retira lições lucrativas para o oficio de historiador, e regressa com uma tese intitulada: " A marcha de Brandeburgo; ensaio sobre as origens da monarquia prussiana" em 1875.

Depois de 1904 se contata-se com os animadores de A Revista Histórica, entre os chefes da fila da escola metódica.

Lavisse é caracterizado menos republicano que nacionalista.

Quando humilhado com a derrocada francesa (1870-1871), resolve seguir para a Alemanha para imitar seus modelos a fim de melhor vencer.

Continua próximo dos meios militares por laços familiares. "Quando o familiar dos salões bonapartistas dá a sua adesão as instituições republicanas, é por que acha que "fortificar a democracia é um meio de armar a França".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com