TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.703 Palavras (31 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 31

DOCÊNCIA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

DAS GRAÇAS, Wildimara Faculdade de Educação Paulistana – FAEP – São Paulo - SP

 

Eixo: Arte e Educação. Resumo

 

Dentro de um contexto educacional, é necessário que tenha discussões e estudos sobre o processo evolutivo da educação infantil. O presente artigo possibilitou demonstrar a importância de tal pesquisa na prática docente, visto que há comprovação da evolução educacional que proporciona enorme eficácia em relação ao desenvolvimento psicomotor, socioafetivo e cognitivo do educando na educação inclusiva. No contexto atual tem muito se debatido sobre a temática Educação Inclusiva, esses debates são gerados devido os desafios que ela apresenta, mas também no intuito de que todas as unidades escolares tenham um sistema educacional inclusivo e eficaz, onde se respeite a diversidade. Este trabalho busca apresentar ao leitor as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais no processo da inclusão educacional e social. Analisando a história da educação, percebemos que, de tempos em tempos, surgem novos paradigmas onde apresentam mudanças nos valores, percepções e práticas pedagógicas. Neste trabalho nos propomos a fazer uma breve pesquisa bibliográfica onde realizamos leituras e análises de várias obras de diferentes autores, pretendemos no presente artigo aduzir aspectos relevantes sobre a história da Educação inclusiva para embasar uma análise da situação da inclusão hoje, para tanto destacando os paradigmas: Segregação, Integração/normalização e Inclusão período atual da história.

 

Palavras – chaves: Educação Inclusiva. Educação Infantil. História.  

 

Abstract 

Have an educational context, it is necessary that studies and studies on the process Within an early childhood education. This article allows the teacher to demonstrate the possibility of a research in practice, since there is evidence of the educational evolution that provides efforts for the psychomotor, socio-affective, and educational development of educational importance in education. In the current context, there has been a lot of debate about Inclusive thematic education, these debates are generated due to the challenges it presents, but also in order that all school units have an inclusive educational system, where diversity is respected. This seeks to present to the reader the difficulties faced by people with special needs in the process of educational and social inclusion. Analyzing education, changes, changes, changes, paradigms in the new times, realized, and pedagogical practices. In this work we propose to do brief research where we carry out bibliographic research where we carry out readings and studies of different authors, we intend not to present a relevant article on the history of inclusive education to support the analysis of the situation of the inclusion of relevant aspects for both the paradigms: Segregation, Integration/Normalization, and Inclusion Current Period of History.

 

Keywords: Inclusive education. Child education. History.

___________________________________________________________________________

1 Licenciado em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), São Paulo-S.P. Professora da Rede Municipal da Cidade de São Paulo.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os diferentes paradigmas ao longa da história e as concepções educacionais voltados para a pessoa com necessidades educacionais especiais. Bem como ressaltar a importância da inclusão desses sujeitos que ao longo do tempo foram postos à margem da sociedade. O tema norteador desse artigo surgiu da necessidade em discutir a importância educação inclusiva através da história da educação infantil.  

As pessoas com necessidades especiais no decorrer da história foram vítimas de um processo de exclusão total, onde eles eram considerados indignos da educação escolar. Na Idade Média as pessoas com necessidades especiais eram excluídas da sociedade visto como doentes e incapazes principalmente na área do saber. Por volta de 1496, as pessoas com alguma deficiência ou transtorno mental eram perseguidas e executadas. Nesta época entendiam que isso significava uma “presença do demônio dentro dessas pessoas”. Por mais de 200 anos pessoas com necessidades especiais foram queimadas em praça pública, enforcadas, afogadas ou condenadas às prisões nos porões dos castelos da época (FACION & MATTOS, 2009, p.6).

A pedagogia renovada inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da pedagogia não-diretiva, O professor facilita o desenvolvimento livre e espontâneo do indivíduo, o processo de busca pelo conhecimento, que deve partir do aluno. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para desenvolver capacidades e habilidades intelectuais de cada um. O professor estimula ao máximo a motivação dos alunos, despertando neles a busca pelo conhecimento, o alcance das metas pessoais, metas de aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades. Desta forma, o processo de ensino é desenvolvido para proporcionar um ambiente favorável ao autodesenvolvimento e valorização do "eu" do aluno.

A educação inclusiva abrange vários aspectos que envolvem a formação e o desenvolvimento do ser humano. Isso significa que o educador é figura fundamental no processo de construção do conhecimento, pois ele busca através da construção com seus alunos, trabalhar os vários aspectos que envolvem a formação da cidadania e a valorização das habilidades do educando. Este trabalho envolve o respeito à diversidade, as diferenças culturais. Assim esse profissional da área da educação deve articular todo um projeto para despertar em todos que se direcionam este trabalho para trabalhar as diversidades que aparecem no contexto escolar.

A interação do educando acontecerá mediante as práticas pedagógicas voltadas para o contexto do desenvolvimento desses educandos com necessidades especiais. Ou seja, a educação, a escola passa a ser produtos de ofertar possibilidades para aqueles que são considerados a ter alguma necessidade especial.

Trabalhar com alunos com necessidades especiais significa também identificar as suas necessidades, enfocar nas possibilidades que ele irá favorecê-lo, ou a eficiência em se trabalhar com alunos especiais só acontecerá quando a escola se abrir para a diversidade, analisando seu currículo, pois o mesmo deve ser adaptado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com