TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Tomografia Computadorizada

Por:   •  11/4/2021  •  Monografia  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Histórico da ultrassonografia 

[pic 2]

Nome: Eleinilda Silva dos Santos 

Nome: Larissa Monique Almeda

Nome: Gabriel Josias

22 de Março de 2021

[pic 3]

Introdução

 A troca de informações de sistemas em rede faz parte da rotina profissional e pessoal de grande parcela da população brasileira e do mundo. Não distante desta realidade, profissionais de saúde usam sistemas de telecomunicações para troca de informações médicas. Esse uso, proporciona um aumento na capacidade e qualidade do atendimento.A ultrassonografia é uma importante ferramenta clínica, usada em diversas especialidades, a OMS considera a ultrassonografia como uma das mais importantes tecnologias para países em desenvolvimento, e que o acesso a esse tipo de exame deve ser considerado um critério mínimo de saúde pública.

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

1

[pic 4]

O processo histórico

Em 1940 visto como uma panaceia, o ultrassom foi utilizado pela primeira vez em medicina diagnóstica por Karl Theodore Dussik em neuropsiquiatria na Universidade de Viena. Dussik tentava localizar tumores e verificar o tamanho dos ventrículos cerebrais através da mensuração da transmissão dos sons pelo crânio. Alguns heróis do ultrassom incluem John Reid e John Wild (considerado o pai da ultrassonografia em medicina), que, em 1950, construiu uma linear, de mão, instrumento do modo B-para os tumores de mama, e José Holmes, que, em 1951, juntamente com engenheiros Howry e outros, produziram o primeiro 2D B-mode scanner composto linear. Hoje, o exame ultrassonográfico acomoda-se confortavelmente ao paciente, onde o transdutor é o responsável por transformar os ecos refletidos pelo interior do corpo humano em sinais que serão decodificados eletronicamente em uma imagem que, por sua vez, será interpretada pelo médico que estiver realizando o exame (4,14,15). Este método é largamente difundido mundialmente e em praticamente todas as áreas médicas, devido à simplicidade com que é feito, ao seu baixo custo em relação a outros métodos diagnósticos e, principalmente, por ser inócuo e não promove alterações secundárias à sua aplicação. O ultrassom é um exame que pode ser utilizado na área preventiva, para diagnosticar lesões no organismo ou para controlar lesões que estejam sendo tratados na clínica, na cirurgia ou com outros métodos(14,15,18,19).

Em 1880 os irmãos Jacques e Pierre Curie deram uma contribuição valiosa para o estudo do ultrassom, descrevendo as  características físicas de alguns cristais este efeito é resultado da aplicação de uma pressão mecânica sobre a superfície de certos cristais que são capazes de gerar um potencial elétrico  entre superfícies opostas, produzindo som numa frequência superior a  20KHz, conhecido  como  ultrassom, estes cientistas  perceberam também, que a  aplicação da ultrassom nos cristais resultava na conversão de energia mecânica em eletricidade e quando um pulso de ultrassom é  direcionado a um a substância, uma parte deste  som é  refletida de volta  a sua fonte com informações sobre o tipo de  estrutura que penetrou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (390.5 Kb)   docx (603.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com