TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO HISTORIA

Por:   •  15/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.766 Palavras (20 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 20

Dinâmicas do Ensino de História

Inclusão das metodologias no método de ensino aprendizagem

Autor: Cleidicéia Cordeiro Martins

Prof. Geneval Fernandes Laurentino

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de História (FLC 2870 HID) – Projeto de Ensino

30/10/2021

RESUMO

Atualmente, o debate em torno da aprendizagem ativa e da metodologia ativa em oposição aos métodos tradicionais de ensino nas escolas brasileiras está se tornando cada vez mais comum, porque eles são projetados para permitir que os alunos construam e aprendam de forma efetiva e participativa. O presente trabalho visa refletir sobre a importância da metodologia. Participar ativamente do processo de ensino da disciplina de Historia, destacando a prática pedagógica do processo de aprendizagem diferenciado pode ajudar a obter um melhor desempenho no espaço escolar, seja em nível do aluno, quantos professores proporcionam maior desenvolvimento e interesse dos alunos para a aula. Métodos ativos ajudam os alunos a desenvolver de forma crítica e reflexiva perante a sociedade e para a sua vida num todo. Os métodos ativos promovem a integração dos alunos no sistema educacional, os alunos deixam de ser os agentes passivos e se tornam membros ativos construindo conhecimento por meio da motivação e análise do conhecimento ou “problema”.

Palavras-chave: Alunos. Metodologia. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

No que diz respeito à nossa compreensão do surgimento das espécies humanas vêm adquirindo e disseminando conhecimentos de diferentes formas, por meio de um processo que podemos considerar evolução e civilização ao longo dos anos. Utilizaram-se como área de concentração as Dinâmicas do Ensino de História. Em termos de pesquisa histórica, foram várias as mudanças que hoje chamamos de evolução, e acompanhamos esse processo de mudanças históricas. Antes a escrita se usava os métodos para adquirir e disseminar o conhecimento e eram transmitidos de geração em geração por meio da observação, experiências, repetições, e narração oral entre indivíduos. Os códigos de registro e contabilidade criados pelo povo da Mesopotâmia deram origem à escrita, e seu desenvolvimento e aprimoramento seguiram o processo evolutivo da civilização que surgiu mais tarde. A precisão de ultrapassar o tempo deu lugar a uma nova forma de comunicação que transcende a linguagem desde então.

Dessa forma as civilizações mudaram culturalmente e socialmente, o mesmo aconteceu com os diferentes setores que as constituem. Da mesma maneira com o passar do tempo, a escrita mudou e se organizou em diferentes nações e sociedades, e novos métodos de disseminação de conhecimento foram descobertos e aplicados. Os costumes das organizações sociais e religiosas, e mesmo a espiritualidade, eram bastante comuns nas primeiras civilizações não nômades, como a Mesopotâmia e o Egito, avaliando o surgimento da tecnologia e da metodologia ordenada. Na Grécia antiga, ainda pode-se ver essa transformação, onde o primeiro método educacional foi proposto por mestres e aprendizes que se reuniam para divulgar o conhecimento e debater as conquistas históricas de grandes homens em seus respectivos países; irmãs, mães tias e filhas, uma educação passada de geração pra geração a partir da observação e repetição, assim como no caso dos homens, na preparação e educação de combatentes, ou mesmo da escrita, como no caso dos escribas, seja para fins de registro e memória, ou para o trabalho burocrático de organização política e social. Ao analisar o período romano antigo, vimos também a aplicação desse modelo na sociedade da época, bem como sua historia e desenvolvimento na sociedade medieval da Europa Ocidental, juntamente com o surgimento do cristianismo e da igreja como sistema.

Como um processo de aprendizagem que seguiu esses modelos, o domínio da igreja sobre a educação durante a maior parte da Idade Média mostrou a formação tradicional do sistema educacional usado no Ocidente por muitos anos e seus remanescentes nas civilizações resultantes. A exclusividade e o oligarquizo em termos de aperfeiçoamento intelectual por parte da sociedade indicam dois caminhos de desenvolvimento que seguem os métodos de ensino e pesquisa e o estudo da história humana.

Firmado nas paredes de igrejas e instituições religiosas, o desenvolvimento da escrita e do registro dos fatos não autorizava o livre acesso à informação e ao conhecimento. Desde a educação de elite para a aristocracia, clero e posteriormente a burguesia, após o Iluminismo, podemos considerar um desses caminhos. Outro caminho composto de ditado, observação, experiência e repetição segue uma técnica evolutiva mais lenta, por assim dizer, devido à propagação espontânea do conhecimento por humanos com o propósito de simultaneidade e sobrevivência. A educação como direito universal se formou no século XX e é fruto de movimentos sociais e políticos em todo o mundo, portanto, a educação passou por muitas mudanças e transformações. A própria história e as pesquisas com foco na pedagogia são alguns dos fatores que influenciam essas mudanças.

Diante do calendário escolar, vimos as grandes mudanças na produção histórica na pesquisa e na educação, a partir da construção de propostas políticas e posteriores reformas, a partir da Constituição Federal, e a implantação de uma nova forma de ensino e legislação no Brasil. O ensino visa o artesanato e o ingresso ao mercado de trabalho pela educação para os direitos, autorizando e objetivando a totalidade, assim como a educação diversificada e o respeito à diversidade, hoje temos um método de ensino mais integral que envolve todos os níveis da sociedade. E em certa medida, na sala de aula, essa diversidade também existe então a prática docente torna-se cada vez mais trabalhosa, é preciso estar sempre atento à atualização, modificação e adaptação relacionadas ao processo de ensino. A educação passou por muitas mudanças na história e ainda está mudando.

Embora a base de ensino do Brasil tenha mantido salas de aula fechadas, conhecimento pré-aula do professor, linguagem tradicional falada, conteúdo de quadro-negro e métodos de uso de livros didáticos desde o século passado, é necessário refletir sobre a metodologia utilizada na educação e nos processos de ensino de hoje. Ao longo dos anos, o papel dos professores mudou muito, e vários pensadores, educadores e acadêmicos têm se envolvido em muitos debates por muito tempo. A prática docente é constantemente questionada, analisada e reavaliada por professores, pesquisadores ou estudiosos da área. Muitas técnicas são adicionadas, ajustadas e criadas a partir de pesquisas em educação e prática pedagógica. Mas esta discussão ainda está em andamento, então o conhecimento é a força motora que impulsiona nossa humanidade para frente. A educação é a base para nós como indivíduos e cidadãos, é preciso refletir e avaliar constantemente os métodos usados em sala de aula. Este estudo tem como objetivo analisar e discutir meios históricos de ensino, e refletir sobre os métodos que precisam ser reestruturados ou ajustados e sua integração no processo de ensino. Para tanto, foram realizados estudos bibliográficos sobre teorias e pesquisas sobre métodos de ensino, pedagogia, psicologia comportamental e história educacional para debater sugestões para melhor auxiliar as práticas de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (287 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com