TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE CARGO FERROVIÁRIO

Resenha: TRANSPORTE CARGO FERROVIÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

O primeiro incentivo à construção de ferrovias no Brasil se deu em 1828, quando o governo imperial promulgou a primeira carta de lei incentivando as estradas em geral. A primeira tentativa de fato de implantação de uma estrada de ferro no Brasil deu-se com a criação de uma empresa anglo-brasileira no Rio de Janeiro em 1832 que queria ligar a cidade de Porto feliz ao porto de Santos. Essa ferrovia tinha por fim transportar cargas do interior para o porto e diminuir os custos de exportação. O governo imperial, no entanto, não apoiou o projeto e ele não foi levado a diante.

O banqueiro e empresário Irineu Evangelista de Souza, mais tarde Barão de Mauá solicitou privilégio para construção de outra ferrovia ligando o porto de Mauá, na Baía de Guanabara à localidade de Raiz da Serra que ficava na direção de Petrópolis, na Província do Rio de janeiro. Esta ferrovia acabou se tornando efetivamente a primeira do Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854, com apenas 14,5 km. A partir daí surgiram diversas vias férreas.

A malha ferroviária no Brasil é composta hoje, por 12 ferrovias de transporte de carga, o que resulta em um pouco mais de 28 mil quilômetros de extensão. Com a gestão dessa malha dedicada à iniciativa privada, em meados dos anos 90, houve um incremento na produção ferroviária - de 92,7% -, que passou de 138,9 bilhões para 267,7 bilhões de TKU (Toneladas Quilômetro Úteis), entre 1999 e 2008, tornado o sistema ferroviário nacional, o maior da América Latina, em termos de carga transportada,.

O modal ferroviário caracteriza-se, especialmente, por sua capacidade de transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em casos de deslocamentos a médias e grandes distâncias. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidentes e menor incidência de furtos e roubos. São cargas típicas do modal ferroviário:

Produtos Siderúrgicos;

Grãos;

Minério de Ferro;

Cimento e Cal;

Adubos e Fertilizantes;

Derivados de Petróleo;

Calcário

Carvão Mineral e Clinquer;

Contêineres.

Para o Ipea, (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) na comparação com o modal rodoviário, a participação das ferrovias na logística brasileira ainda é baixa – menor que 30% da produção total de transporte. Há a necessidade de investimentos para a construção de novas linhas e ampliação e reestruturação da malha, e para isso a demanda é de R$ 150 bilhões de reais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com