TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte de água no Rio Grande-du-Sul

Tese: Transporte de água no Rio Grande-du-Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Tese  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sucinta dos tópicos do resumo e da introdução da monografia intitulada “Transporte Hidroviário no Rio Grande do Sul” apresentado para conclusão do Curso de Administração – Especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em fevereiro de 2003, sendo seu autor Adi Collaziol; notadamente acerca da contemplação, ou não, das normas e padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

INTRODUÇÃO

A cadeira de Oficina de Produção de Textos Escritos e Orais tem por objetivo estabelecer o primeiro contato do estudante de nível superior com as formas e padrões textuais os quais o discente passará a utilizar durante o processo de graduação, estabelecendo como objetivo a ruptura do processo de criação de textos tendo por inspiração basicamente as ideias e conceitos de valores dos estudantes de nível médio e encaminhando o aluno ao patamar de produção de trabalhos e artigos estruturados através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados a partir da utilização de métodos científicos, bem como da formatação dos referidos trabalhos de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT.

Sendo assim, estabeleceu a professora, de forma inteligente, que os alunos produzissem um primeiro trabalho acadêmico, nos moldes da ABNT, o que, segundo ela, fica muito mais fácil pois: “basta produzir, jogar na forma e está pronto ”; utilizando como fonte de pesquisa qualquer produção textual que contenha esse formato.

1 – ANÁLISE DO TÓPICO RESUMO

Trata-se de um resumo indicativo, nele não estão contempladas todas as regras de apresentação exigidas pela ABNT. Apresenta parágrafo único sem enumerações, com frases concisas e indicando a ordem, a localização e o que aborda cada tópico. Está inserido no próprio documento, pois existe a expressão inicial: “Esta monografia...”, ressalta clara e significativamente, principalmente na primeira frase, o tema principal: “Esta monografia constitui-se de um estudo sobre o transporte hidroviário no Rio Grande do Sul.”. Os verbos estão na voz ativa e apresentam impessoalidade, pois são conjugados na terceira pessoa do singular, mas acompanhados do pronome “se”. Informa na última frase que as conclusões encontram-se no tópico considerações finais através de críticas construtivas e sugestões.

Não foram localizados os itens: métodos utilizados, possivelmente por tratar-se de resumo indicativo, e as palavras-chave que deveriam estar logo abaixo do resumo.

2 – ANÁLISE DO TÓPICO INTRODUÇÃO

Na introdução encontram-se de forma bastante clara quase todos os aspectos exigidos pela ABNT. O assunto objeto de estudo encontra-se no terceiro parágrafo, juntamente com a divulgação do objetivo principal do trabalho: “Esta monografia apresenta os resultados de pesquisa e análise situacional da infra-estrutura portuária e hidroviária no Rio Grande do Sul. O trabalho elaborado para o “Curso de Especialização em Gestão Pública Participativa”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) tem como objetivo principal conscientizar e alertar a sociedade e as autoridades gaúchas quanto à importância de se ter um transporte aquaviário ativo para o nosso Estado.”

O assunto foi abordado sob o ponto de vista da discussão do porquê supervalorizar o transporte rodoviário de cargas em detrimento do desenvolvimento e integração de uma multimodalidade de transportes, notadamente acerca do modal hidroviário que, segundo o autor, traria maior competitividade e aceleramento da economia do Rio Grande do Sul, geraria mais empregos e rendas e traria vantagens competitivas em função de possuir um custo menor.

A escolha do tema foi justificada pela necessidade de tornar a economia gaúcha mais competitiva perante os mercados. Apresenta como objetivo do estudo resgatar o interesse público e privado em investimentos no modal hidroviário de transportes no Rio Grande do Sul. O objetivo pretendido vem no seguinte parágrafo: “Enfim, esta monografia almeja poder contribuir para que os governos e a sociedade gaúcha encontrem informações estratégicas e atualizadas que orientem a busca de alternativas para a revitalização de nossos portos e hidrovias.”

Deduz-se da introdução que o método proposto da pesquisa consiste em avaliar a situação atual da infraestrutura hidroviária e do sistema portuário gaúcho e a legislação pertinente, detectando problemas e apontando sugestões de solução. Sendo que a razão da escolha deve-se ao fato de que o transporte hidroviário gaúcho pode se tornar não só uma alternativa, mas principalmente um impulsionador da economia.

No final, o autor fala individualmente dos conteúdos de cada capítulo e sobre as “Considerações Finais” onde constam os principais resultados.

Não foi localizado apenas informações sobre trabalhos anteriores que abordaram o mesmo tema.

ANEXOS

ANEXO A – RESUMO

Esta monografia constitui-se de um estudo sobre o transporte hidroviário no Rio Grande do Sul. Preliminarmente, discute-se o papel do Estado na economia, abordam-se as relações entre transporte e competitividade econômica, elabora-se um breve histórico dos principais modais de transporte no RS e salienta-se a importância da multimodalidade, da intermodalidade e da logística de transporte de cargas para esse Estado. Na segunda e terceira etapa, levanta-se a atual situação da infra-estrutura dos sistemas hidroviário e portuário gaúcho. Após, estuda-se a legislação portuária brasileira, no que se refere à exploração e à concessão de portos e às instalações portuárias de uso público e privativo. Em seguida, procura-se definir os grandes problemas a serem enfrentados no modal hidroviário gaúcho. Nas considerações finais, há comentários pessoais na qual se lançam desafios (críticas construtivas e sugestões) sobre o tema proposto.

ANEXO B – INTRODUÇÃO

Faz pelo menos três décadas que existe, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul (RS), uma cultura voltada quase que, exclusivamente, ao transporte rodoviário em detrimento dos demais modais de transporte (principalmente, o hidroviário e o ferroviário). Por sua vez, o transporte hidroviário gaúcho representa excepcional potencial para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com