TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados Para Gerenciar As Escolas Do Município De Humaitá - AM

Ensaios: Banco De Dados Para Gerenciar As Escolas Do Município De Humaitá - AM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este artigo trata-se da necessidade de construir um software que seja capas de gerencias as notas relacionado aos professores e a alunos da cidade de Humaitá – AM, para uma melhor gestão da escola. O software será responsável pela manipulação de dados através de uma base de dados criada na linguagem SQL, seno essa base de dados a ser demonstrada através desse artigo.

Objetivo

Demostras todas as características de um banco de dados feito para gerenciar as notas dos alunos das escolas do município de Humaitá – AM.

Banco de dados Escola

Em toda aplicação para fins de gerenciar entidades governamentais ou não, e preciso um software que manipule um banco de dados que seja rápido e eficiente. Sendo assim as escolas de Humaitá necessitam de um software que gerencie as notas dos seus alunos. Pensando nisso surgiu um projeto criado pelo aluno da faculdade Claretiano do curso de Analise e Desenvolvimento de sistemas, chamado Cristian Wagner, que demonstra nesse artigo todas as características do banco de dados “BancoEscolar”.

Primeiro foi feito um diagrama de entidade relacionamento chamado de DE-R ilustrado na figura abaixo.

Figura 01: Diagrama Entidade Relacionamento – criado por Cristian Wagner.

Analisando a figura 01, podemos observar todos os elementos do banco de dados que mais adiante serão as tabelas de dados da escola.

Em seguida foi criado cada tabela em uma entidade de relacionamento, sendo cada tabelas com suas características inseridas como demostra a figura a seguir.

Figura 02: Relacionamento de Entidades – criado por Cristian Wagner.

Analisando a figura acima podemos observar toda a estrutura final do banco de dados, que é representado por suas tabelas, sendo descritas uma a uma a seguir.

O “BancoEscolar” e formado por uma estrutura de 8 (oito) tabelas, sendo elas: Escola, Funcionários, Professores, Alunos, Turmas, Disciplinas, Bimestre e Notas. A tabela escola contém os dados principais da escola como, nome da escola, endereço, bairro, município, estrado, telefones. A tabela funcionários contém os dados principais dos funcionários que nela trabalham, como nome, CPF, RG, número da carteira de trabalho, função, departamento, data de nascimento, endereço, telefones, essa tabela e considera a mais importante pois e o funcionário que irá cadastrar todos dados nas tabelas. A tabela professores contém os principais dados necessários de um professor como, nome do mesmo, CPF, RG, endereço, telefones, data de nascimento. A tabela alunos contém os principais dados dos alunos como, nome, endereço, telefones, idade, transferido para indicar se esse alunos veio transferido de outra escola, evasão para indicar se os alunos e desistente da escola. A tabela turmas e responsável por listar todas as turmas da escola, que contém a seguinte estrutura, nome da turma, quantidade de alunos suportada por ela, o supervisor geral dela e o período que ela permanecerá aberta. A tabela disciplinas são toas as disciplinas que cada turma tem no ano escolar, contendo a seguinte estrutura, nome da disciplina, professor que a administra, quantidade de vezes que ela e administrada na semana e a sua carga horaria. A tabela bimestre indica qual o bimestre trabalhando no ano escolar contendo as seguinte estrutura, nome do bimestre, ano do bimestre. A tabela notas que e a o objetivo do nosso banco de dados que contém a seguinte estrutura, notas de 1 a 20, média, divisor da media que servira como indicador de quantas notas a escola usa por bimestre, por exemplo a escola A, só faz cinto avaliações por bimestre sendo assim ela só usa cinco notas da tabela onde então a sua média de notas será dividida por cinco, a tabela notas contém ainda as linhas que indica se o aluno atingiu a média ou seja se ele foi aprovado e um campo que indica qual foi a data e a hora da última atualização feita pelo o professor ou funcionário.

Analisando a nossa tabela principal que e a de funcionários, essa tabela e que contém todos os membros de uma escola como, diretor(a), secretários, zeladores, merendeiras, vigias, pedagogos, cuidadores de alunos e etc.

O membro secretario ou gestor da escol fica sendo a pessoa responsável para cadastrar todos os outros membros da escola, sendo assim essa tabela está diretamente ligada a todas as outras tabelas sendo comparada assim como a tabela mãe de todas as outras, a cada ação da tabela mãe e registra as demais tabelas a qual ela manipula, sendo assim dá para saber qual funcionário manipulou tal dado em qual quer outra tabela, sendo assim um meio de segurança para identificar se algum dados está erra.

Agora analisando a tabela notas dos alunos existem dois manipuladores direto nela que são o professor e o funcionário de nível maior sendo assim se o professor fizer alguma alteração na tabela notas o supervisor geral da escola saberá qual foi a data e a hora que o professor manipulou os dados do sistema. Ou sendo ainda se algum funcionário alterou a algum dados. Poderíamos ainda em imaginar um campo que identifique em qual lugar e em qual maquina foi alterado os dados da tabela notas, mais isso vamos deixar para um outro projeto maior.

Após ser criado todas as tabelas com suas características na entidade relacionamento o projeto então foi exportado para uma linguagem de banco de dados de código aberto, sendo essa linguagem escolhida “SQL”. Podendo ser demonstrada no código abaixo.

CREATE SCHEMA IF NOT EXISTS `mydb` DEFAULT CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_general_ci ;

USE `mydb` ;

-- -----------------------------------------------------

-- Table `mydb`.`escola`

-- -----------------------------------------------------

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `mydb`.`escola` (

`idescola` INT NULL AUTO_INCREMENT,

`nome_escola` VARCHAR(30) NULL,

`endereco_escola` VARCHAR(45) NULL,

`bairro_escola` VARCHAR(20) NULL,

`cidade_escola` VARCHAR(10) NULL,

`estado_escola` VARCHAR(10) NULL,

`fone1_escola`

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com