TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modrnos

Trabalho Escolar: Tempos Modrnos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

. A INTERAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

1. As Organizações

Conceito: É um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é essencial para a existência da organização.

Uma organização somente existe quando há pessoas capazes de se comunicarem e que estejam dispostas a contribuir com ação conjunta, a fim de alcançarem um objetivo comum.

Complexidade nas organizações

Há uma enorme variedade de organizações (industriais, comerciais e de prestação de serviços) e são distintas dos grupos e sociedades em termos de complexidade estrutural. Essa complexidade distingue a organização e pode ser diferenciada verticalmente e horizontalmente.

A empresa conforme a divisão do trabalho aumenta a sua complexidade horizontal, e a medida que necessita de um melhor controle e regularização aumenta sua complexidade vertical.

O organograma é o nome dado a essa complexa estrutura.

Ainda dentro dessa linha de complexidade, podemos caracterizar a organização como:

a) Anonimato = Ênfase nas tarefas e operações e não sobre as pessoas. É importante que a operação seja executada, não importa como;

b) Rotinas padronizadas = Operacionalizar procedimentos e canais de comunicação;

c) Estruturais Personalizadas e não oficiais = Constitui a organização informal, e funcionam em paralelo com a formal;

d) Tendência a especialização e a proliferação de funções = Separa as linhas de autoridade formal daquelas de competência profissional ou técnica;

e) Tamanho = O porte é um elemento final e intrínseco às grandes organizações, pois decorre do número de participantes e de órgãos que formam sua estrutura organizacional.

As diferentes eras da organização

No decorrer do século XX, as organizações passaram por três fases distintas:

a) Industrialização Clássica (1900/1950) = Revolução industrial, departamentalização, modelo burocrático, estabelecimento de regras e padrões, pessoas e máquinas como insumos industriais;

b) Industrialização Neoclássica (1950/1990) = Mudanças mais intensas, maiores transações comerciais, competição entre empresas, maior ênfase nas relações humanas, maior flexibilidade na estrutura organizacional;

c) Era da Informação (1990/ ) = Fase das mudanças, transformação mundial, tecnologia

renovável, globalização. Os processos organizacionais tornaram-se mais importantes do que os órgãos que constituem a organização.

Departamentos ou divisões tornaram-se provisórios, e não definitivos, os cargos e funções passaram a ser constantemente definidos e redefinidos em razão das mudanças de ambiente e da tecnologia. Os produtos e serviços passaram a ser continuamente ajustados às demandas e necessidades do cliente.

As empresas mais expostas a mudanças ambientais já desenvolvem trabalhos com equipes multifuncionais, com atividades provisórias voltadas para missões específicas e com objetivos definidos.

A organização do futuro vão funcionar sem limite de tempo, espaço ou distância.

Hoje e com certeza com mais ênfase no futuro, o recurso mais valorizado será o conhecimento humano. Ele é fonte inesgotável de energia (rentabilidade sobre o conhecimento).

As pessoas com suas habilidades e competências tornaram-se a nova base da organização.

Capital Intelectual das Organizações

O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mais do que isso, capital humano significa capital intelectual. Um capital invisível composto de ativos intangíveis.

A contabilidade tradicional, preocupada unicamente com ativos tangíveis e físicos, está às voltas com um fenômeno inesperado: o valor de mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual. CEENa Era da Informação o conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas. Uma riqueza muito mais importante e crucial do que o dinheiro. Gradativamente, o capital financeiro – que predominou na Era Industrial - está cedendo lugar para o capital intelectual, como a base fundamental das operações empresariais. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram e exauriram a sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo pesadamente no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva.

Criatividade e inovação através de idéias. E idéias provém do conhecimento. E o conhecimento está na cabeça das pessoas.

O fato é que as empresas bem-sucedidas estão se transformando em organizações educadoras e em organizações do conhecimento, onde a aprendizagem organizacional é incrementada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com