TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Pedagógicas - Paralelo

Monografias: Tendências Pedagógicas - Paralelo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Cursos: História e Letras - 4o período – 2013

Profa. Maria Marta

Aluno (a) :

Tendências

Aspectos

Tradicional Renovadas

(Progressivista e Não-Diretiva Tecnicista

Libertadora

Libertária

Crítico-Social dos Conteúdos

Papel da escola

A atuação da escola

Consiste na prepara- cão intelectual e mo- ral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da es- cola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à socieda- de. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. A finalidade da escola é adequar as necessidades indivi duais ao meio social é para isso ela deve se organizar de forma a retratar o quanto possível a vida./Acentua-se nesta tendência o papel da escola na for mação de atitu- des razão pela qual deve estar mais preo cupada com os problemas pisicológi cos do que com os pedagógicos sociais. A escola funciona como modeladora do comportamento huma-no, através de técnicas específicas. A educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimen-tos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. Ela é uma atividade onde professores e alunos mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem nível de consciência dessa mesma realidade no sentido social. Ao contrário, questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natu-reza e com outros homens, visando transformação. A escola exerça uma transformação na per- sonalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introdu- zir modificações que vão contaminando todo o sistema. A escola instituirá, com base na participação grupal, mecanismos institucionais de mudança reuniões etc. O aluno leve para lá tudo que aprendeu. A difusão de conteú- dos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstrativos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociá veis das realidades sociais. A valorização da escola como instru-mento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses popula- res, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torna-la democrática.

Conteúdos de ensino

São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repa ssados ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e orde- nados na legislação. Os conteúdos são pre- parados da experiência do aluno e das realidades sociais valendo pelo valor intelectual.

Resulta da ação a partir dos interesses e necessidades, os conte údos de ensino são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia frente a desafios congnitivos. Os proce ssos de ensino visão mais facilitar aos estu dantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecime ntos que no entanto são dispensáveis. É matéria de ensino apenas i que é redutível ao conhecimento obser vável e mensurável os conteúdos decorrem, assim da ciência objetiva, eliminando qualquer sinal de subjetividade. O material e disponibilizado nos manuais e nos livros didáticos, nos módulos de ensino, nos dispositivos audiovisuais. Os conteúdos tradicio-

onais são recusados porque cada pessoa cada grupo envolvidos não ação pedagógica dispõem em si próprios, ainda que rudimentar, dos conteú dos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir mas despertar a experiência vivida, a transmissão vem de fora. As matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas. São um ins trumento a mais, por que é importante é o conhecimento que resulta da experiên- cias vividas pelo grupo, especialmen- te a vivência de mecanismos de parti cipação crítica e as exigências da vida social.

São conteúdos cultu-rais universais que se constituíram em domí-nios de conhecimento relativamente autôno-mos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face ás realidades sociais. Não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, é preciso que se liguem de forma indissociável, a sua significação humana e social.

Métodos de ensino

Seguintes passos: preparação do aluno definição do traba- lho, recordação da matéria anterior, despertar interesse, apresentação realce de pontos chave, demonstração, asso-ciação combinação do conhecimento novo com o já conhecido por com- paração e abstração, dos aspectos particu- lares chega-se ao conceito geral, é a exposição sistemati- zada aplicação explicação de fatos adicionais ou resoluções de exercícios. Valoriza-se os tentati vas experimentais, a pesquisa, a descoberta o estudo do meio natural e social o método de solução de problemas./

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com