TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De King

Exames: Teoria De King. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ SC

CURSO DE ENFERMAGEM NOTURNO - 5ª FASE

DISCIPLINA: PROCESSO DO CUIDAR IV

PROFESSORA: ELIZANDRA FARIA DE ANDRADE

ALUNA: FABIANA SILVA ELIAS

RA: 4997024410

RESENHA TEÓRICA I

SÃO JOSÉ

2014

ANÁLISE DA TEORIA DE KING E SUA INTERFACE COM O PROGRAMA “SAÚDE DA FAMÍLIA – PSF”.

Escolástica Rejane Ferreira Moura¹ , Lorita Marlena F. Pagliuca², Imogene M. King³

¹ Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem / FFOE / UFC. Assessora técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. E-mail:escolástica@saude.ce.gov.br

² Doutora em enfermagem. Professora titular do Departamento de Enfermagem / FFOE /UFC.pagliuca@ufc.br.

³ Completou sua educação básica em Enfermagem em 1946, na Escola do Hospital St. Johns, em St. Louis, Missouri. Em 1948 tornou Bacharel em ensino da enfermagem e, em 1957, conquistou o título da enfermagem. Em 1961, obteve o título de Doutorado pela Universidade de Columbia, em New York. Realizou pós-doutoramento em desenho de pesquisa, estatística e computação. Trabalho como consultora nas áreas da educação, de administração e hospitalar. Foi membro do corpo docente da st. Johns hospital school of Nursing, St. Louis; da Loyola University, Chicago; e da University of South Florida.

Resumo

Imogene King desenvolveu sua teoria durante os anos 70, momento propício já que as enfermeiras buscavam identificar as bases para o conhecimento científico para a prática da enfermagem e o verdadeiro papel da enfermagem.

Baseou-se em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos e metas de saúde para o cliente. Para King isso só é possível através da interação e transação entre o enfermeiro e cliente, numa organização formada pelos sistemas pessoais, interpessoais e sociais. A meta desta teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável e, assim ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional (no nosso caso os grupos do PSF) e de acordo com seus papéis e funções na sociedade. A meta global das enfermeiras é promover a saúde, prevenir a doença e se preocupar com o doente.

A sistematização ajudará nas mudanças e complexidade das organizações de saúde, sendo, provavelmente, o modo mais adequado de estudar seres humanos em interação com o ambiente, por desenvolver uma estrutura conceitual de variáveis dependentes e conceitos relacionados. O estabelecimento na relação enfermeira-paciente, enfermeira-paciente-família, pequenos e grandes grupos e a determinação de meios que viabilizem uma recuperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com