TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Narrativa

Monografias: Teoria Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

13

Tema

Fundamentação simples.

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:

- Diferenciar casos concretos simples de casos concretos complexos;

- Redigir diferentes intróitos para a fundamentação simples das peças processuais;

- Identificar os argumentos que devem compor a estrutura da fundamentação simples;

- Redigir todos esses argumentos, inclusive os já produzidos no encontro anterior.

Estrutura do Conteúdo

1. Fundamentação simples

1.1. Argumento pró-tese

1.2. Argumento de oposição

1.3. Argumento de autoridade

2. Diferentes tipos de intróito

3. Coesão e coerência textuais aplicadas ao texto jurídico argumentativo: noções elementares

Aplicação Prática Teórica

A fundamentação simples é aquela em que a subsunção do fato à norma mostra-se suficiente para resolver o caso concreto. Na verdade, os casos concertos simples são aqueles cuja fundamentação pode ser realizada apenas com um argumento pró-tese, um argumento de autoridade e um argumento de oposição.

Os casos concretos complexos exigem estrutura argumentativa muito mais elaborada, a qual somente será trabalhada em Teoria e Prática da Argumentação Jurídica.

O argumento pró-tese caracteriza-se por ser extraído dos fatos reais contidos na narrativa. Deve ser o primeiro argumento a compor a fundamentação simples. A estrutura adequada para desenvolvê-lo seria: Tese + porque + e também + além disso. Cada um desses elos coesivos introduz fatos distintos favoráveis à tese escolhida.

O argumento de autoridade é aquele constituído com base na legislação, na doutrina, na jurisprudência e/ou em pesquisas científicas comprovadas.

O argumento de oposição apóia-se no uso dos operadores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta.

Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-a como uma possibilidade de conclusão para, depois, apresentar, como argumento decisório, a perspectiva contrária.

TEXTO

Márcia, professora do ensino fundamental, vive na companhia de Ana há quase 5 anos e desejam muito ter um filho. Tendo participado de um tratamento de reprodução assistida, Ana, que se encontra hoje no 6º mês de gestação, utilizou o óvulo de Márcia para gerar a criança.

Márcia, que participa da terapia de transgenitalização pelo SUS, ajuizou uma ação perante o Estado a fim de que pudesse obter a mudança de nome e de gênero antes do procedimento da cirurgia.

Sustenta que a demora na fila de espera para a cirurgia, que ainda não está marcada, embora já deferida, vem lhe acarretando muito sofrimento pessoal, na vida afetiva e, principalmente, na vida social, tendo em vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com