TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Big Bang

Artigo: Teoria do Big Bang. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

1-Introdução

1.1Teoria do Big Bang

A teoria mais aceita quando se trata da criação do universo é a Teoria do Big Bang, que, segundo os cosmólogos, há alguns bilhões de anos atras, o universo estava extremamente quente e denso, e, desde então foi se resfriando e se expandido, e continua em constante expansão até hoje.

1.1.1 Primeiras ideias

Proposta primeiramente por Georges Lemaître(1894-1966), a Teoria do Big Bang foi inicialmente chamada de "hipótese do átomo primordial", e baseada na Teoria da Relatividade do Físico conhecido como Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972).A Teoria do Big Bang foi, e é até os tempos atuais, defendida pelo conceito físico da equivalência massa-energia, representada pela equação E=MC² (E- Energia/ M= Massa /C= a velocidade da luz no vácuo) pois prega que inicialmente o universo possuísse uma grande quantidade de energia, que se condensou e se transformou em matéria.

1.1.2 A Explicação feita pela ciência

Os físicos afirmam saber o que aconteceu após o Big Bang. Segundo eles, instantes depois da “explosão”, só haviam partículas elementares livres e fótons, tudo em equilíbrio térmico. George Gamow e seus parceiros inicialmente achavam que os núcleos de todos os elementos poderiam ter se formado logo após esse terceiro minuto, pois as condições de temperatura e pressão eram adequadas. Nos primeiros minutos, estima-se que o universo chegou a uma temperatura aproximada a 1.000.000K, e era composto, praticamente de apenas nêutrons livres e fótons, em equilíbrio térmico, mas, um nêutron permanece sendo um nêutron, apenas por cerca de 10 minutos, antes de virar um próton. Então, no início, o universo estava ocupado por prótons e nêutrons, logo, um nêutron poderia se juntar a um próton, formando assim um núcleo de deutério, isto é, um isótopo de hidrogênio. Daí em diante foram formadas outras partículas elementares, como o hidrogênio e o lítio.

Cerca de um bilhão de anos depois, houve a criação das primeiras estrelas Desde então, as estrelas têm sido as verdadeiras fábricas de construção dos elementos. Através da fusão nuclear, as estrelas produziram elementos como o carbono, oxigênio, magnésio, silício e outras matérias-primas fundamentais para a formação de planetas e posteriormente a vida.

De acordo com o modelo do Big Bang, o Universo se expandiu a partir de um estado extremamente denso e quente e continua a se expandir atualmente. O esquema (vide figura 1) é um conceito artístico que ilustra a expansão de uma parte de um Universo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com