TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste seu conhecimento sobre o tema Marxismo

Ensaio: Teste seu conhecimento sobre o tema Marxismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Ensaio  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

5. Marxismo:

5.1 Fale sobre o marxismo, sua obra e seu trabalho.

R: O marxismo é uma teoria social, política, social, sendo que, pela sua amplitude, pode ser considerado uma concepção de mundo. Sua principal obra “O Capital”, Karl Marx descreve como funciona a sociedade capitalista. É nessa obra que trata o conceito de valor ou mais valia, que é a diferença entre o que o operário recebe (salário) e o que produziu efetivamente. No centro da teoria marxista encontra-se o trabalho que, pra ele, seria a expressão da vida humana, por meio da qual é alterada a relação do homem com a natureza. Enfim, através do trabalho o homem transforma a si mesmo.

5.2 Explique a mais-valia.

R: O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.

5.3 Os institucionalistas, o que rejeitam e o que consideram:

R: Rejeitam a redução simplória das instituições. Consideram o mercado um resultado da interação complexa dessas várias instituições

6. Crise Financeira

6.1 Quais foram as principais medidas tomadas pelo governo brasileiro diante da redução da atividade econômica após setembro de 2008.

R: As principais medidas tomadas pelo governo foram:

• Incentivo à economia (fornecimento de benefícios fiscais às empresas como forma de manter a economia aquecida e os postos de trabalho)

• Benefícios para as construtoras (principalmente por parte da Caixa Federal), como a ajuda financeira para manter este ramo em termos de desenvolvimento de produtividade e lucratividade e o corte de IPI para materiais de construção que ajudou a estimular o crescimento do setor.

• Mais de 2 bilhões de dólares injetados pelo Banco Central no mercado com a ideia de preservar instituições financeiras e manter o crédito para o consumo.

• Baixa dos juros da taxa Selic e reforço do BNDES com a ideia de financiar a economia.

• Incentivo para o mercado de automóveis, assim como para a “linha branca” de eletrodomésticos

6.2 Qual foi a principal política Macroeconômica que foi usada amenizar a crise?

R: Foi a política fiscal expansiva, semelhante à que Roosevelt utilizou na crise de 1929. Essa política tem 3 características principais que são a redução dos impostos que leva ao aumento do consumo privada, o aumento do gasto público que leva a um aumento da demanda agregada e a conjugação dos dois fatores anteriores que leva ao aumento da produção e consequentemente do emprego também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com