TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Torres Gemeas, A Verdade!

Artigo: Torres Gemeas, A Verdade!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

O facto mais espectacular, mortífero e controverso do 11 de Setembro foi a destruição das 2 torres do World Trade Center.

Qualquer dos 2 edifícios não podia ter caído. A hipótese era tão remota que nem a polícia nem os bombeiros consideraram sequer essa possibilidade, senão nunca teriam entrado nos edifícios em primeiro lugar.

Nenhum edifício na história alguma vez se desmoronou devido a um incêndio.

As torres tinham sido construídas de maneira a aguentar o choque de um avião de passageiros. De facto, comportaram-se espantosamente bem.

Note-se que qualquer edifício alto está sujeito a forças maiores do que as que os aviões lhes suscitaram. Por exemplo, um vento ciclónico induz mais força lateral nas torres (ou em qualquer edifício alto) do que o choque de um avião. Os inquilinos que conseguiram sair todos relataram que, no momento do choque do avião, as torres fizeram um ligeiro balanço e voltaram à posição. Isso demorou alguns segundos e depois as torres mantiveram-se quietas. Os inquilinos estavam habituados a balanços maiores nos dias de tempestade.

As torres estavam construídas de maneira a não só serem muito resistentes a forças laterais mas também a suportarem danos localizados na estrutura pela redistribuição das forças localizadas pelos outros elementos da estrutura.

Para isso, existia um núcleo, constituído por 47 colunas de grandes dimensões, e onde estavam localizados os elevadores e equipamento pesado. O núcleo era capaz de se aguentar de pé sozinho e sustentava a maior parte do peso total das torres.

Além do núcleo, cada torre tinha 238 colunas periféricas, formando um tubo rectangular, e que constituíam a sua fachada. Este grande número de colunas fazia com que, no caso de ruptura num determinado local, o peso pudesse ser redistribuído pelas colunas adjacentes sem grande sobrecarga, mantendo a integridade estrutural do edifício.

Esta foto mostra um diagrama esquemático das torres. Os pisos encontravam-se apoiados nas colunas exteriores e nas colunas do núcleo

Nenhum outro edifício foi tão sobredimensionado como as torres do World Trade Center. As margens de segurança foram as mais altas de sempre na construção de arranha-céus em aço. Os edifícios que se constroem actualmente não são tão resistentes como as torres.

Tudo indica que o choque dos aviões não foram suficientes para alterar significamente a integridade estrutural dos edifícios.

O Inferno de Chamas

Inferno de chamas? Tudo indica o contrário.

Vários eventos são significativos para podermos ajuizar o que se passou dentro das torres.

Em ambos os casos, e principalmente na segunda torre a ser atingida, o combustível dos aviões explodiu numa enorme bola de fogo fora das torres.

O combustível sobrante ardeu, naturalmente, mas apenas por poucos minutos, até se esgotar completamente. Naturalmente, este incêncio pegou fogo ao recheio dos pisos, que foi ardendo lentamente em ambiente pobre em oxigénio.

Numa combustão pobre em oxigénio, as temperaturas atingidas não são tão elevadas, e é produzida grande quantidade de fumo, fruto da combustão incompleta dos materiais combustíveis.

De facto, foi isso que aconteceu:

Quando o fogo toma conta de um edifício, o resultado é este:

Este é um incêndio real num edifício em Los Angeles. Durou 7 horas, e podemos ver claramente as chamas e a côr delas. Este, sim, é um "Inferno de Chamas".

Este edifício tem construção semelhante à das torres do World Trade Center. Não será preciso dizer que não se desmoronou.

Outro exemplo: o incêndio de Madrid:

Este edifício ardeu por 24 horas antes de ser dominado. Este foi um verdadeiro "inferno de chamas", que alastrou por 16 pisos até ao telhado. As autoridades e as testemunhas prepararam-se para assistir ao desmoronamento do edifício, depois do que tinham visto no World Trade Center. Naturalmente, o edifício não desmoronou.

O aço e o fogo

O simples facto é que o fogo não atinge temperaturas suficientemente altas para derreter aço.

O combustível dos aviões, semelhante ao petróleo de iluminação, bem como a maioria do recheio de um escritório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com