TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Totalitarismo

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Totalitarismo

“Creio em Nosso Santo Pai, o fascismo.’

Credo Del Balilla. In: LENHARO, Alcir.

De uma maneira bastante fácil, o Totalitarismo pode ser entendido como um regime no qual uma única pessoa tem o controle de todo o Estado, e toma para si qualquer tipo de poder que existe. Os regimes totalitários e militarizados, os governos fascista e nazista surgiram após a 1ª  Guerra Mundial, e tiveram como suas expressões máximas:

  • Nazismo de Adolf Hitler, na Alemanha;
  • Fascismo de Mussolini, na Itália;
  • Stalinismo de Josef Stalin, na União Soviética.

Uma das principais características de um regime totalitarista é eliminar toda e qualquer oposição (anticomunismo), achavam que a existência destas organizações partidárias afetaria o empenho da nação em rumo a um único caminho. Se existissem tais manifestações contrárias às suas formas de atuar, muitos cidadãos eram presos, torturados, exilados ou até mesmo mortos por causa de suas ideologias políticas contrárias ao regime instalado.

 Outros fundamentos são: valorização do Estado, obediência cega ao líder, supervalorização da nação, aversão ao estrangeiro e militarismo. O Estado comandava todos os bens e fontes de recursos através da administração de empresas estatais. Dentre essas empresas, destacam-se as indústrias de base, bélica e de tecnologia, considerados por eles setores estratégicos para o caso de uma eventual guerra. Desse modo, o governo procurava se enriquecer cada vez mais e colocava em segundo plano o fator mercado.

        A propaganda era a principal ferramenta de domínio ideológico da população utilizado por esse regime. Era através do uso de imagens de heróis nacionais e da história da nação que eles despertavam nas pessoas um sentimento de patriotismo e orgulho. Mas é importante lembrar, que cada um dos regimes possuiu suas características peculiares e mesmo que o totalitarismo seja algo de difícil admissão atualmente, ainda é possível encontrar trações desse regime em políticas adotadas por muitos países.

Referências

Livro de História: Uma Abordagem Integrada; Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparicio Baez Ojeda, Luciano Delfini.

http://www.historiadetudo.com/totalitarismo

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (875.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com