TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ed. Física

Ensaios: Trabalho De Ed. Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 11

1° Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadenseJames Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços3 ), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.4 5

Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulavam aos alunos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.

Naismith com o time da Universidade de Kansas, onde foi técnico por muitos anos.

Depois de algumas reuniões com outros professores de educação física da região, James Naismith chegou a pensar em desistir da missão. Mas seu espírito empreendedor o impedia. Refletindo bastante, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. Mas o jogo não poderia ser tão agressivo quanto o futebol americano, para evitar conflitos entre os alunos, e deveria ter um sentido coletivo. Havia um outro problema: se a bola fosse jogada com os pés, a possibilidade de choque ainda existiria. Naismith decidiu então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais nas disputas de lances.

A preocupação seguinte do professor era quanto ao alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou primeiramente colocá-lo no chão, mas já havia outros esportes assim, como o hóquei e o futebol. A solução surgiu como um relâmpago: o alvo deveria ficar a 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. Tamanha altura também dava um certo grau de dificuldade ao jogo, como Naismith desejava desde o início.

3°1 – Michael Jordan considerado de forma unânime, como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos. Entrou para a NBA em 1984, integrando a equipa do Chicago Bulls. Saiu em 1993, mas, voltou para Chicago dois anos mais tarde. Jordan conta no seu currículo com seis títulos da NBA, todos eles conquistados ao serviço dos Bulls. Veja algumas das suas melhores jogadas.

2 – Earvin Johnson Jr, mais conhecido como Magic Johnson, foi um dos melhores jogadores da NBA. Magic representou os Los Angeles Lakers entre 1979 e 1992. Um dos jogadores preferidos do público, pois dava espetáculo dentro da quadra. Foi campeão da NBA em cinco ocasiões e MVP (Jogador mais valioso) da liga três vezes.

3 – Kareem Abdul Jabar iniciou sua participação na NBA em 1969, tendo feito parte da equipa dos Milwaukee Bucks, onde se manteve até 1975. Nesse ano saiu para os Los Angeles Lakers, onde acabou a carreira em 1989. Kareem Abdul Jabar detém vários recordes, estando entre eles o de jogador com mais títulos de MVP de sempre (6), o de maior marcador de sempre da NBA (38.387) e o de maior número de minutos jogados na NBA (57.446).

4 - Larry Bird foi um dos maiores símbolos de sempre da NBA e dos Boston Celtics. Estreou na equipe em 1979, iniciando uma rivalidade com a grande estrela dos Lakers, Magic Johnson.Bird tinha um lançamento muito bom, tendo conseguido um enorme número de “triplos” ao longo da sua carreira. Conquistou três títulos da NBA e foi eleito por três vezes consecutivas o MVP da liga.

5 – Wilt Chamberlain atuou durante 14 anos na NBA, tendo passado por equipas como osPhiladelphia Warriors, San Francisco Warriors, Philadelphia 76ers e os Los Angeles Lakers. Chamberlain conseguiu a proeza de marcar 100 pontos num só jogo, recorde que até hoje ainda não foi superado. Conquistou dois títulos da NBA e fez 31.429 pontos ao longo da sua carreira. Chegou ainda a fazer parte da equipa dos Harlem Globetrotters.

6° Oscar Robertson, conhecido como ‘’The Big O’’, foi um grande jogador dos anos 60 da NBA. Brilhou em equipas como os Cincinnatti Royals e os Milwaukee Bucks. Na sua lista de conquistas consta um campeonato da NBA, em 1971, ao serviço dos Bucks, tendo sido considerado por uma vez o MVP da temporada. Foi o único jogador, cuja média da época foi umtriplo-duplo (três estatísticas do jogo com um número igual ou superior a dois dígitos).Retirou-se em 1974.

7 – Bill Russell começou na NBA em 1956, para a equipa do Boston Celtics. Fez sua carreira no Celtics, tendo-se retirado em 1969. Foi um dos melhores defensores de sempre da NBA, sendo um dos únicos jogadores que conseguiu atingir a marca de 50 ressaltos num só jogo. Ao longo da sua carreira, ganhou o campeonato por 11 vezes e foi considerado MVP por 5 vezes.

8 – Hakeem Olajuwon de origem nigeriana Hakeem, que jogou na NBA de 1984 a 2002. Olajuwon entrou para NBA através do Houston Rockets, onde jogou quase toda a sua carreira. Em 2001 ingressou no Toronto Raptors, acabando a carreira um ano depois. Ganhou dois títulos da NBA e foi eleito por uma vez MVP da temporada. É o jogador da NBA com mais bloqueios (3.830).

9 - Kobe Bryant jogador de basquetebol dos Los Angeles Lakers. Foi para a equipa em 1996, através do “draft”, e atualmente ainda continua em atividade na equipa de Los Angeles. Kobejá ganhou 5 títulos da NBA e um título de MVP da temporada. É o jogador com mais pontos pela equipa dos Lakers e o sexto jogador com mais pontos de sempre na NBA. Veja algumas das suas melhores jogadas.

10 – Karl Malone estreou na NBA pela equipa do Utah Jazz, em 1985, onde veio a fazer quase toda a sua carreira, tendo jogado apenas uma época nos Los Angeles Lakers. Foi considerado por duas vezes o MVP da temporada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com