TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED Trabalho HS 2° Semestre

Artigos Científicos: ED Trabalho HS 2° Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 13

O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado pela Antropologia:

A Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.

B Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez que deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.

C Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças culturais.

D Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural.

E Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, pois cada cultura possui uma lógica própria de mundo.

Assinale a alternativa correta.

Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando:

A Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a respeito da origem e da evolução humana.

B Ocorre a cura de doenças em função de rituais que fazem parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de medicação ou cirurgias.

C Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros mais avançados do organismo humano.

D Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com outros da cultura ocidental, por exemplo.

E Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha.

Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma das características dela é a DINÂMICA. As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências:

A Apenas internas, que acontecem principalmente quando os indivíduos desse grupo percebem que precisam se diferenciar das gerações anteriores, sobretudo pais e avós.

B Internas, que acontecem quando as soluções da herança cultural já não satisfazem os indivíduos ou quando há uma grande descoberta; e externas, quando o contato com outros povos traz novas formas de comportamento e soluções de mundo.

C Internas, que acontecem apenas quando o conhecimento acumulado é suficiente para uma revolução tecnológica ou de comportamento; e externas, que acontecem quando uma guerra atinge a população de outro país (vizinho, ou com a mesma cultura/tradições) modificando assim seu comportamento.

D Apenas externas, que podem acontecer tanto em função da inclusão de indivíduos de outro grupo cultural (imigrações).

E Da necessidade de modernizar, pois toda sociedade tende a abandonar soluções muito tradicionais, uma vez que os indivíduos preferem as “novidades”.

É muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam de região ou de país e que não conseguem se adaptar aos hábitos locais ou ao novo convívio social. A explicação da Antropologia para este fato pode ser assinalada corretamente como segue:

A A cultura interfere no plano biológico, por isso os indivíduos não aceitam hábitos diferentes daqueles que já adquiriram.

B A cultura é dinâmica, e os costumes mudam tanto de uma região e de um país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para se adaptar.

C A cultura condiciona a visão de mundo do homem, por isso muitos indivíduos enfrentam dificuldades de adaptação a uma nova forma de relação com o mundo.

D Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, por isso de uma região para outra os hábitos podem ser muito diferentes e provocar essa dificuldade.

E A cultura tem uma lógica própria, o que gera indivíduos incapazes de se adaptar a uma nova lógica.

A cultura de um grupo social é uma matriz de referência de comportamento a todos os indivíduos. É possível observarmos certo padrão de valores e hábitos que caracteriza cada grupo humano tomado como um todo.

Entretanto, a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivíduos participam de forma diferenciada.

Aponte a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima.

A Os indivíduos têm formas diferentes de participar de sua cultura em consequência de sua herança genética que pode favorecer certos tipos de comportamento ou mesmo dificultá-los.

B Essa diferenciação ocorre pois cada grupo cria mecanismos de diferenciação que podem se basear na classe social, na idade ou no sexo; isso se deve à impossibilidade de todos receberem a totalidade das informações do conjunto de sua cultura.

C Nem sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos elementos; cada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que são determinados através do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que pode favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros.

D Os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre que a visão de mundo interfere no plano biológico; isso ocorre porque a cultura é dinâmica.

E Apesar de afirmar que os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura, a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre.

Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo.

À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de:

A multiculturalismo e identidade racial;

B intolerância étnica e diversidade cultural;

C intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;

D relativismo cultural e respeito à diversidade étnica; tolerância interétnica;

E identidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com