TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escravo Contemporâneo

Dissertações: Trabalho Escravo Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

bjetivos

- Saber que ainda existe trabalho escravo no Brasil e identificar suas características.

- Conhecer as condições que levam um trabalhador à escravidão hoje.

- Conhecer formas de combate à escravidão atual.

- Valorizar todo trabalhador como cidadão e respeitar seus direitos.

Conteúdos

- Características da escravidão contemporânea no Brasil.

- Formas de combate à escravidão.

- Valorização dos trabalhadores.

Anos

5º e 6º.

Tempo estimado

Dez aulas.

Material necessário

Imagens de trabalhadores em condições de escravidão e textos sobre o tema.

Flexibilização

Sempre que anotar os principais pontos discutidos em sala no quadro-negro, faça esquemas coloridos e vire-se de frente para a classe para que o aluno com deficiência auditiva, capaz de fazer a leitura orofacial, acompanhe o que você diz. Explorar bem as imagens da escravidão vai ajudar o deficiente auditivo ao longo da atividade. Organize as fotos com legendas, para facilitar a compreensão. Um intérprete de libras também pode ajudar a transmitir ao aluno informações importantes discutidas pelos colegas. No trabalho em duplas ou em grupo, oriente os alunos a falar pausadamente, com o olhar voltado ao colega com surdez. Organizar esquemas com as principais ideias do grupo antes da produção de textos e do panfleto também colabora para o bom andamento da sequência didática. Se necessário, amplie o tempo para a realização de algumas das atividades e oriente seu aluno com DA a finalizar o trabalho no contraturno, junto do educador responsável pela sala de recursos. Outra sugestão é pesquisar vídeos sobre o tema em libras - normalmente disponíveis nos centros de referência - e exibí-los para toda a turma. A escola também pode montar seu próprio acervo, ao gravar leituras e encenações feitas em libras.

Desenvolvimento

1ª etapa

Apresente imagens que retratem situações envolvendo o trabalho escravo (hoje ou no passado). A ideia é levantar o que os alunos sabem sobre o assunto. Pergunte: o que essas imagens mostram? Conforme a discussão for avançando, introduza novas questões: são trabalhadores? Em que condições laboram? Essas imagens são de que época? Vocês já viram algo parecido? Em que situação?

2ª etapa

Traga para a sala de aula um conjunto de notícias atuais sobre o trabalho escravo no Brasil e retome a discussão, estabelecendo uma relação entre as imagens, o que os alunos disseram e as notícias trazidas. É importante que eles reconheçam a existência da escravidão nos dias de hoje e algumas de suas características - como o fato de que a maioria seja de homens e que sofra com as péssimas condições de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com