TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Ensino De Historia

Por:   •  25/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS DO SERTÃO

CURSO DE HISTÓRIA

Docente: Sheyla Farias

Discente: Bruna Dmickelly Brito da Silva

Disciplina: Estágio Supervisionado II

A partir das leituras anteriores, disserte sobre o que você entende por escola, educação formal e ensino de história.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (FREIRE, 1974). A escola, aparelho integrador de grande importância no processo de reprodução às desigualdades que há muito abalam as estruturas sociais, é, para Marx, utilizada pelas classes dominantes como instrumento de dominação.
Pierre Bourdieu concorda com Karl Marx ao entender que a escola não é um mero agente de mobilidade social, mas um espaço que reproduz e legitima as desigualdades existentes na sociedade. Para Bourdieu, a escola desempenha um papel crucial na perpetuação das hierarquias sociais e no estabelecimento da cultura dominante.

Ao ver as correntes ideológicas que prendiam os estudantes e os docentes, Paulo Freire defende a educação libertadora, e com amplos diálogos, onde o aluno aprende com o professor em sala, assim como o contrário também é válido e o professor também aprende com o aluno. Para uma educação libertadora, é necessário a compreensão da história a todos os agentes que compõem o ambiente escolar.

O ensino de História é essencial para a compreensão da identidade cultural, social e política de uma nação e de seus cidadãos. Conhecer o passado ajuda a formar uma consciência histórica crítica e contribui para a construção de um pensamento reflexivo sobre o presente e o futuro.

O artigo de Marcos Antônio da Silva e Selva Guimarães Fonseca, “Ensino de

História hoje: errâncias conquistas e perdas" trata uma importante reflexão “é possível ensinar História sem antes alfabetizar?”, respondemos com outra questão: “é possível alfabetizar sem a História?”. É necessário, sim, alfabetizar as crianças, ensinando e aprendendo História. Aprender História é ler e compreender o mundo

em que vivemos e no qual outros seres humanos viveram”. (2010)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

NOGUEIRA, Maria Alice e NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. A sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação E Sociedade. V. 23 n. 78 SP, Campinas, 2002.

SILVA, M. Antônio da; FONSECA, S. Guimarães. Ensino de história hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (346.5 Kb)   docx (306.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com