TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De História

Artigo: Trabalho De História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE “DR MENEZES JR”

RESUMO SOBRE OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS

Profº: Paulo Arantes

Aluna: Weslayne Maura da Silva

Ano: 3ª Período

Itumbiara, maio de 2013.

Introdução

Com relação aos primeiros povos que habitaram a América Latina, cabe ressaltar que a organização de sociedades mais complexas não ocorreu ao mesmo tempo em que no Oriente próximo ou na Europa, visto que durante séculos, conviveram (e ainda convivem) inúmeros povos com realidades históricas bem distintas e de culturas bastante primitivas. Para tanto, subdivide-se estes povos com base no desenvolvimento de sua sociedade onde considera-se as sociedades caçadoras e coletoras como os nômades, e os povos de tribos norte-americanas e ou das tribos latino americanas, sendo de cultura mais primitivas, e os povos das chamadas sociedades agrárias, cujos os principais representas são os Astecas, os Incas e os Maias são considerados como pertencentes das sociedades complexas, pois possuem uma certa organização social com desenvolvimento de alguns setores como agricultura, economia, arquitetura e engenharia

Desenvolvimento

A cultura Olmeca é considerada a primeira cultura elaborada da Mesoamérica, além de matriz de todas as demais culturas posteriores. As características marcantes do Império Olmeca foram a escultura monumental e a presença de centros cívicos religiosos. A organização social dos olmecas era bastante desenvolvida, a população dividia-se entre uma minoria de sacerdotes, artífices de elite e camponeses.

A arte sofria forte influencia da religião, a escultura era bastante desenvolvida, a pintura, no entanto, era quase inexistente com a presença de poucos exemplares. Além disso, possuíam conhecimentos de Astronomia, escrita e também de sistemas matemáticos.

Com relação aos Astecas, estes sofreram grande influência dos olmecas, a formação do império asteca baseou-se na aliança de três grandes cidades, Texcoco, Tlacopán, e a capital Tenochtilán, (Confederação Asteca), cuja unidade dava-se em torno de aspectos religiosos, centralização militar e também por meio da arrecadação dos impostos. A sustentação da economia estava baseada no pagamento de tributos em mercadorias e a na produção agrícola de cereais, sobretudo o milho. Destacava-se também o comércio externo, que era realizado através de corporações de comerciantes

O Estado asteca era proprietário de todas as terras e as distribuía aos templos, cidades e bairros (calpulli). A sociedade era fundada em aspectos religiosos e na guerra, sendo composta por sacerdotes, seguidos de chefes militares e dos altos funcionários do império, logo abaixo, estavam os calpullec (administradores de bairros), artesãos, macehalli (homens livres) e os tlatlacotin (prisioneiros de guerra, condenados e desertados).

Sua religião era essencialmente astral, com mitos e ritos variados, através das artes observa-se a forte influência dos olmecas, principalmente na escultura e construções. Os afrescos coloridos e as pinturas murais, assim como a música e a poesia também se destacaram.

Vindos da América Central, os Maias se estabeleceram no Yucatán e áreas próximas, após décadas vagando pela América Central. A partir do desenvolvimento da sociedade, três cidades se despontaram: Chichenltzá, Mayapan e Uxmal, levando a formação da Confederação Maia, mas após um período de união, tais cidades entraram em confronto, e Mayapan, saiu vitoriosa, porém após um período de conflitos e revoltas, a cidade foi incendiada. As lutas internas, as catástrofes naturais, as guerras externas e o declínio da agricultura levaram provocaram a decadência da sociedade maia, cuja principal característica era o caráter religioso, sendo que este dava legitimidade e poder que era exercido por algumas famílias. A figura do Ahaucan (senhor da serpente) representava o supremo sacerdote.

Os Maias não se organizaram em um forte e poderoso Estado centralizado, não havia nenhum poder ou instituição que unificasse as cidades, estas por sua vez, possuíam autonomia econômica e política, e geralmente eram governadas pelas famílias. Sendo sua economia baseada na agricultura, e os destaques na cultura, referem-se aos conhecimentos de astronomia, inclusive com a construção de observatórios. Além disso, a atividade médica e farmacêutica também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com