TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  9/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE UNIMINAS

SABRINA GABRIELA FERNANDES

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO E AO PRAZER PELO ENSINAR E APRENDER USANDO O BILINGUISMO

BARBACENA – MG

SABRINA GABRIELA FERNANDES

[a]

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO E AO PRAZER PELO ENSINAR E APRENDER USANDO O BILINGUISMO[b]

Trabalho apresentado à Faculdade Acesita como parte dos requisitos para conclusão de curso de Pós Graduação em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS .[c]

BARBACENA - MG

2023

Sabrina Gabriela Fernandes

RESUMO[d]

Este trabalho tem como tema Contação de Histórias na Educação Infantil, como Forma de Estimulo a Imaginação e ao Prazer de Aprender e Ensinar. A contação de história faz parte do universo da criança, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança. O objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância da contação de histórias para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Justifica-se este trabalho pela importância e relevância do tema para a educação, em especial a educação infantil, onde todas as ferramentas disponíveis para incentivar, cativar e despertar o prazer são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, além do que a contação de histórias possibilita o exercício da imaginação, estimulando a criança a conhecer, interagir, se expressar e criar, processos importantes em seu desenvolvimento.        Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizou-se das seguintes técnicas: coleta bibliográfica, análise e revisão bibliográfica. Esse procedimento   possibilitou a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearam o estudo. As principais fontes serão: livros; publicações; artigos; para embasar a compreensão do tema em tela. Nesse contexto é possível verificar que a contação de histórias na educação infantil é altamente significante e essencial para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.

Palavras-chave: Educação infantil; Contação de histórias; Aprendizagem.

1[e] INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como tema a contação de histórias na educação infantil, como forma de estimulo a imaginação e ao prazer de aprender e ensinar,usando o bilinguismo.

        A contação de história faz parte do universo da criança, desde muito cedo, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança.

        A transmissão oral de histórias caracteriza o contato inicial das crianças com textos, despertando o interesse pela leitura à medida que promove a socialização, a criatividade, expressividade, estimulando a imaginação através da construção de imagens interiores bem como a identificação de histórias relativas ao contexto de quem as ouve, assiste ou lê.

        Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância da contação de histórias para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil.

        Já os objetivos específicos são:

- Ampliar as informações sobre a contribuição da contação de histórias na Educação Infantil;

- Conceituar interação,inclusão, criatividade e expressividade na educação infantil;

- Compreender a prática docente na arte de contar histórias.

Com o avanço na legislação referente às pessoas com necessidades educacionais especiais - e nesse contexto poderíamos citar a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº. 9394/1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) - o aluno com NEE1 precisa estar matriculado em uma escola de ensino regular, e para tal são necessárias alterações no sistema educacional não com o objetivo de integrá-lo apenas, mas na busca de uma inclusão que migre do campo da utopia para o campo da realidade.

Justifica-se este trabalho pela importância e relevância do tema para a educação, em especial a educação infantil e especial, onde toda ferramenta disponível para incentivar, cativar e despertar o prazer são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, além do que a contação de histórias possibilita o exercício da imaginação, estimulando a criança a conhecer, interagir, se expressar e criar, processos importantes em seu desenvolvimento.

        Para alcançar aos objetivos propostos, a metodologia utilizou-se das seguintes técnicas: coleta bibliográfica, análise e revisão bibliográfica. Esse procedimento   possibilitará a ampliação do conhecimento teórico, bem como a fundamentação dos pontos importantes que permearão o estudo. As principais fontes serão: livros; publicações; artigos; para embasar a compreensão do tema em tela.

        Para melhor tratar do tema e cumprir os objetivos pré-estabelecidos, este estudo será dividido em partes especificas.

        Na introdução será apresentada a pesquisa, seus objetivos e método, além da apresentação geral do trabalho.

        O primeiro capitulo ira tratar das práticas de contação de histórias, através da sociabilização, da comunicação e da criatividade.

        O segundo capitulo abordará caracterizações referentes a contação de histórias e sai importância, através do planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação.

        O terceiro capítulo trará as boas práticas docentes na arte de contar histórias.

        Por fim, virão as considerações finais sobre o estudo e as referências bibliográficas utilizadas para confecção do mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

        A contação de história faz parte do universo da criança, desde muito cedo, especialmente as histórias orais, contadas pela mãe, pai, avós, e familiares mais próximos da criança.

        A transmissão oral de histórias caracteriza o contato inicial das crianças com textos, despertando o interesse pela leitura à medida que promove a socialização, a criatividade, expressividade, estimulando a imaginação através da construção de imagens interiores bem como a identificação de histórias relativas ao contexto de quem as ouve, assiste ou lê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com