TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Relatório de Estagio

Por:   •  17/8/2022  •  Monografia  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]7777777111mmmmmmmmmmmmmmm  

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

5        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

6        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

7        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Este trabalho, tem como objetivo apresentar os tópicos que foram solicitados para a conclusão do estágio, que por conta da pandemia do Corona vírus (COVID-19), ele não pode ser feito em campo. O objetivo do relatório é apresentar os conceitos de estágios relacionados a educação, de maneira bibliográfica e exploratória.

Neste relatório, temos informações referentes ao estágio que foi adaptado a COVID-19. Nele analisamos o papel da formação do professor na prática educativa, e a importância que ele atribui a essa formação para a melhoria de seu afazer docente. O Estagio Curricular Adaptado, tem como sua função apresentar uma análise detalhada sobre o contexto que embasa a experiência de campo. Será trabalhada em leituras obrigatórias e análise da importância do papel do professor, corroborando com suas principais características que mensuram as suas especificidades, a apresentação do conceito do que é o projeto politico pedagógico e sua importância estão associadas a educação básica.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Na obra “Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental”, trabalham as questões dos desafios que existem no processo de transição do 5° para o 6° ano. Esses problemas existem, por que essa transição é feita de maneira que geram uma forma de pressão nos alunos.

É necessário analisar com muita atenção o ensino nas escolas, pois no decorrer do ano letivo os alunos vivenciam diversas situações no ambiente escolar um exemplo seria ao longo do 5° para o 6° ano, onde eles aprendam a lidar com o aumento das suas responsabilidades. É necessário que o professor compreenda seu aluno e busque ajudá-lo a se adaptar ao processo que se inicia, muitas vezes faltam dialogo entre professor e aluno em sala de aula, e os alunos não estão preparados para vivenciar está mudança.

Precisamos criar um laço entre professor e aluno, por que seria uma das condições essenciais para o aprendizado dos jovens nas escolas. É através do diálogo, e tendo um maior conhecimento de cada aluno, que os professores conseguirá fazer com que o aluno fique mais instigado em aprender.

Temos muitos obstáculos que dificultam a aprendizagem no momento de mudança entre o 5° para o 6° ano, é o fato dos professores fazerem o uso de forma mais críticas sobre a História, levando o aluno a pensar e refletir, e por outro lado, nem todos estão preparados para ter essa nova reflexão em sala de aula. Cada aluno tem seu grau de dificuldade diferente um do outro, e cada turma aprende de uma forma diferente.

Como professor devemos sempre procurar dar aulas que sejam interessantes e que prendam a atenção dos alunos, sempre buscando colaborar na construção da identidade de cada um, estimulando-o a refletir sobre os acontecimentos que, e aos poucos formam o nosso presente.

Uma das formas de buscar a atenção dos alunos, é fazendo um debate sobre determinado assunto, levando eles a pensarem sobre esse tema e darem suas opiniões, levando eles a darem o lado critico, que é muito importante no estudo da História. Para se ter um bom rendimento em sala, é necessário que o docente procure entender o que está ajudando e o que está atrapalhando aquele aluno, pois em determinados casos alguns alunos estão precisando de muita ajuda, mais não conseguem dizer, com o professor identificando esses alunos, vai fazer com que a aprendizagem seja mais efetiva em sala. Muitas vezes é preciso ter muita atenção ao comportamento dos alunos, pois um bom dialogo pode ajudar muito, levando ele a ter mais maturidade em sala.

É muito importante pedir a participação dos alunos, motivá-los a dar suas próprias opiniões, desafiá-los a buscar soluções para resolver tais assuntos, instigando eles a perceberem que ações eles fariam para minimizar os impactos do meio ambiente por exemplo. Podemos fazer do livro didático a figura central do processo de ensino-aprendizagem, é a partir dele que o professor fala e depois irá se posicionar, para que ele seja bem sistematizado de acordo com o que foi construído na lousa durante a discussão que foi feita com os alunos, podemos pedir para que os alunos anotem as partes mais importantes para serem discutidas em sala de aula.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Politico Pedagógico, é um documento que garante a autonomia para todas instituições de ensino em relação à proposta de orientações de suas práticas educacionais. Sua elaboração é realizada com a participação de pais, alunos, professores e da comunidade, ele deve nortear os trabalhos escolares a fim de sanear os problemas detectados ou atingir as metas descritas.

Nele é feito todo o mapeamento da escola, aspectos físicos, as quantidades de salas, alunos, metas, e objetivos a serem alcançados pela escola. O Projeto Politico Pedagógico, deve ser construído de maneira colaborativa, é responsabilidade de cada instituição encontrar métodos mais eficiente para incluir toda a comunidade no processo de sua criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (594.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com