TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PEDAGOGIA ESTAGIO ENS. FUNDAMENTAL

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

GIOMARI VIVIAN VICARI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Cidade

2016

Giomari Vivian Vicari

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Doris Caroline Neves Presser Ozawa

Tutor de sala:Ivanir Lopes

Chapecó

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

                          INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado em uma escola municipal, turno matutino, 3º ano, com 19 alunos e o tema fo projeto foi o Meio Ambiente.

O projeto tem por objetivo abordar e alertar as crinças sobre as mudanças que estão ocorrendo no nosso planeta e como podemos contribuir para um mundo melhor, pois o futuro não acontece por si só, neste momento estamosm criando nosso futuro. É do Meio Ambiente que a nossa vida é beneficiada e a muitompouco tempo começamos a nos preocupar com a sua preservação.

Foi pensando nisso e sentindo a necessidade de discutir e ampliar a educação ambiental que acredito que a escola é um vínculo de transmição de pensamento e auxiliador no processo de construção de conhecimento.

Um dos momemtos mais importantes para a formação profissional é o estágio, pois é nele que você entra em contato direto com a realidade profissional. Foi o estágio que me oportunizou participar da rotina no espaço escolar,percebendo a dinâmica e funcionamento desta instituição.   

Nesta parte o(a) aluno(a) deverá registrar o planejado para c

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola que fiz meu estágio chama-se Escola de Ensino Fundamental Miguel Pietroski distante 2km do município em uma vila chamada Vila Nova. A escola atende nos turnos matutino e vespertino,com um total de 133 alunos.No turno matutino atende o 2º ano, 3ºano,4ºano e 5ºano,no turno vespertino atende 1ºano e duas turmas de pré escolar.

O espaço físico da escola conta com 5 salas de aula, 1 amoxarifado, 1 sala de direção, 1 cozinha, 1 banheiro femenino(incluso banheiro funcionários) 1 banheiro masculino(inclusobanheiro funcionários), 1 sala de professores adaptada no espaço aberto e um refeitório. Tem um amplo espaço na área externa com árvores frutíferas, horta, campinho de futebol e brinquedos como balanço, caixa de areia.

O ambiente tanto interno como externo é limpo, amplo e bem preservado.

A escola conta com um total de 14 funcionários, sendo que 11 são professores, 1 diretora, 1 cozinheira e 2 serviços gerais.

 

 

2 ROTINA OBSERVADA  

 

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

 A turma do 1º ano é só no turno da tarde.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Uma turma com 12 alunos, ao toque do sinal todos entram em fila, a profesora em seguida a professorab entra, comprimenta a todos, fazem uma oração, um canto,15 minutos de leitura e logo após faz a correção do tema de casa. Na sala tem 2  alunos que estão sendo alfabetizados pela professora regente da turma, não tem segunda professora, o restante da turma é participativa. O conteúdo é desenvolvido de acordo com a necessidade da turma, trabalha também com Material Concreto.  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Uma turma com 18 alunos, desses 2 tem dificuldade de aprendizagem, os outros são ativos e participativos, gostam muito de assuntos que eles possam expor suas opiniões.

Gostam de fazer as atividades e também gostam que a professora corrija o tema no caderno. A professora segue uma cartilha, faz seus planos de aula na quarta-feira quando entra a professora do contra turno.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

Uma turma com 9 alunos, três meninas e três meninos. Ao toque do sinal todos entram em fila, fazem quinze minutos de leitura, correção do tema, e logo após inicia a aula com exercícios do livro e folha xeróx que o professor já tem preparado, caso ocorra muitas dúvidas em relação ao exercício o professor faz um reforço da matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com