TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de historia

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO

Aluno: Ricardo Jerônimo de Lima

Ra: 1508297

Polo: Caucaia 2015

ATIVIDADE B individual

Texto: Mecanicidade x Flexibilidade

O adulto se encontra muito envolvido e condicionado à posturas repetitivas, isto é, muitas vezes ele não aprova a criação que recebeu de seus pais, mais ainda assim ele repete de forma não consciente, ele não reflete, não questiona, não presta atenção. Ou seja, ele está mecanizado e preso em modelos condicionados e repetidos
frente às suas posturas e direcionamentos enquanto educador. Muitas vezes o próprio adulto está preso aos seus próprios circuitos primitivos "mal imprimidos".
Portanto, podemos considerar, de forma geral, o homem da atualidade como sendo uma máquina. E como uma máquina pode educar um ser humano? O adulto não age, ele reage, na maioria das vezes num processo repetitivo ou, como já dissemos reativo. O que ele pode então fazer para sair desse estado? Que tipo de ferramenta ele pode utilizar? 
Somos condicionados a pensar, a agir, viver e educar sempre da mesma forma. Não costumamos agir frente a uma situação de forma nova ou inusitada, e o que é pior, nem percebemos que essa situação ocorre tão comumente pelo simples fato de não estarmos prestando atenção, voluntariamente, em nossos atos, ações, pensamentos, posturas.
Temos que ter flexibilidade e estarmos abertos à idéias e situações novas, e mais, temos que ser capazes de ver a situação que enfrentamos com dificuldade de "fora", ou seja, desidentificados do evento em questão porque "nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo nível de consciência que o criou" (Enstein).
Por isso, é importante que o adulto esteja ciente da sua mecanicidade e condicionamentos, de forma que ele possa identifica los através de uma atenção voluntária, numa auto observação, flexibilizando seus pontos de vista e posturas e permitindo a novidade. Temos de nos livrar dos nossos modelos e rigidez para que, a partir daí, possamos iniciar uma educação em direção a evolução. 
O homem precisa aprender a se ouvir e aprender a buscar o que necessita. E não é só pelo desejo. É necessário um processo de reeducação, através de uma vontade consciente. E principalmente, está na hora de termos consciência que todos somos educadores. a educação não pode estar apenas nas mãos das instituições formais de ensino
Mesmo porque, na maioria dos casos, elas também estão perdidas em conceitos caóticos e práticas mal definidas.
A educação deve acontecer no dia a dia e para transformar a educação precisamos começar pelo indivíduo.

Laura A. Lima

Reflexões sobre o texto:
Ninguém nasce sabendo , nos humanos vivemos em sociedade e aprendemos em sociedade, primeiro na família aprendemos e ou somos condicionados as normas e condutas que iremos reproduzir ao longo da vida, e a medida que crescemos e vai aumentado o nosso convivo social e vamos envelhecendo vamos aprendendo novas formas de agir e comportar em sociedade assim é até o final da vida.
Infelizmente ocorre de o adulto se repetir os mesmos atos/posturas condicionados ao longo da vida, e o que é pior no caso de um professor/educador, reproduzir e ou repassar esses condicionamentos pessoais a que a esse educador foi submetido aos seus alunos. Por isso é importante o auto conhecimento, a necessidade de se buscar o novo, não só de conhecimento. 
Mas do agir também. É interessante a colocação que a transformação da educação começa pelo individuo (professor) , mas também é uma via de mão dupla ja que você também aprende com o outro individuo (aluno). Talvez a verdadeira evolução da educação seja libertar então professor e alunos dos condicionamentos da família/sociedade/estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com