TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho escravo é ainda uma realidade no Brasil

Por:   •  23/11/2018  •  Dissertação  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho escravo é ainda uma realidade no Brasil

Quando se fala em escravidão, as pessoas pensam no passado, na época em que muitas delas trabalharam na roça, na zona rural, mas sabe-se que atualmente ainda existe trabalho escravo.

Todo o processo começa quando trabalhadores, e até mesmo desempregados, que têm poucos recursos de vida, uma família para sustentar, uma casa para manter, e contas para pagar, procura por uma melhor qualidade de vida, um emprego honesto e um salário digno.

É nessas horas que os chamados "gatos" se aproveitam para aliciar trabalhadores com promessas e propostas de uma vida melhor e um crescimento tanto na vida, quanto financeiro. Ao cair na conversas desses dito empresários, os trabalhadores saem de suas casas, deixando suas famílias para procurar emprego no exterior. Chegando ao lugar indicado, descobrem que caíram em um golpe e será quase impossível sair. Geralmente são pegos por atividades como construção civil, produção de carvão, plantação de cana-de-açúcar e indústria têxtil.

As condições enfrentadas pelo trabalhador escravo são de alojamento e alimentação precária, sem àgua potável e assitência médica, jornada de trabalho exaustiva, maus-tratos, violência física, retenção da carteira de trabalho e dívidas ilegais tais como alimentação e transporte.

Ao enfrentar todas essas condições, muitos tentam fugir, mas pode-se dizer que são pouquíssimos que conseguem pois seus documentos ficam com seus patrões, o que dificulta a saída daquele lugar. Há casos que um trabahador escravo, consegue escapar, colocando sua vida em risco, e denunciar sua situação à autoridade responsável pelo assunto.

Após a denúncia feita, os órgãos do governo responsável vão averiguar o caso e o local e resgatar o outros trabalhadores escravizados.

Depois de liberto, o trabalhador recebe o pagamento de seus direitos e o empregador deve pagar multas idenizações por usufruir do trabalho escravo em sua particularidade, podendo ser até condenado à prisão.

Depois de todos esses fatores, o trabalhador volta para sua cidade onde se depara com tudo aquilo que ele deixou, sua situação continua precária e sua conta individada.

Trabalho escravo é um problema que afeta todos os estados do país, para combatê-lo é preciso ter conhecimento, é preciso que as pessoas sejam educadas com programas honestos que as façam ter conhecimentos de seus direitos, é necessário que ações sejam feitas para que garanta a fiscalização contínua em lugares com maior índice de denúncia. Uma outra alternativa para combater o trabalho escravo é criar programas que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas que passam pela migração para obter emprego em outro local do país.

Sabemos que existem programas do Governo Federal que já fazem esse processo da melhoria da condição de vida como o Fome Zero, Bolsa Família, Minha casa, Minha vida, dentre outros que garantem ( ou ao menos deveriam garantir) o necessário para a sobrevivência de uma família mais pobre. Porém nem todos agem como segue a lei, caso contrário, haveria uma grande queda no trabalho escravo de hoje em dia no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com