TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Escolares

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos Escolares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fincadas na ecologia e está associada à capacidade de reposição e regeneração dos ecossistemas. No entanto, a exigência de inserção da sustentabilidade em outros aspectos das relações sociais e do ser humano com a natureza fez com que alguns teóricos passassem a conceituar distintas dimensões desse conceito, que de modo geral, abriga as seguintes dimensões:

Ecológica: diz respeito à conservação dos ecossistemas e pelo manejo racional do meio ambiente e recursos naturais.

Econômica: trata das atividades produtivas razoavelmente rentáveis preocupadas mais com a qualidade de vida que na quantidade da produção, que tenham relativa permanência no tempo.

Social: diz respeito aos valores culturais, às relações sociais e às expectativas da sociedade, partindo-se da idéia que o desenvolvimento deve melhorar a qualidade de vida da população. No caso de países com desigualdade e exclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social, entre outras.

Desse modo, percebemos que o conceito de desenvolvimento sustentável tem dimensões ambientais, econômicas, sociais, políticas e culturais, o que necessariamente traduz várias preocupações: com o presente e o futuro das pessoas, com a produção e o consumo de bens e serviços; com as necessidades básicas de subsistência, com os recursos naturais e o equilíbrio ecossistêmico; com as práticas decisórias e a distribuição do poder e com os valores pessoais e a cultura. O conceito, portanto, é abrangente e integral, não admitindo ser reduzido apenas à dimensão ambiental e, necessariamente, deve ser flexível o bastante para se adaptar a diferentes formações sociais e realidades históricas.

Isso significa que o que pode ser sustentável nos países desenvolvidos da pós-modernidade globalizada não é necessariamente para os países dependentes economicamente e pobres. Para estes, a sustentabilidade é um conceito centrado no respeito à vida, o que em outras palavras significa reduzir a pobreza, promover a satisfação das necessidades básicas e resgatar a equidade, através do estabelecimento de uma forma de governar capaz de garantir a participação social nas decisões essenciais para os países. Tudo isto é necessário para que o processo de desenvolvimento seja considerado, de fato, sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com