TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transição feudal-capitalista

Por:   •  23/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Transição do feudalismo para o capitalismo!

O feudalismo foi um sistema político, econômico, e social, predominante durante toda a idade média. Essa forma de governo se caracterizava como uma grande porção de terra, que pertencia a um homem chamado senhor feudal. O senhor feudal mantinha esse tipo de governo devido a uma relação de troca. Ele cedo ao seu Vassalo uma porção de terra, em troca pede alguns serviços, como colheita, plantação, segurança, entre outros. Sendo assim, o senhor feudal o Suserano de seus Vassalos. Mas se sistema estava funcionando, por que acabou?

A fusão de sistemas entre feudalismo e capitalismo se deve a uma sequência de fatores, que não se deu de um dia pro outro, foram fatores que geraram outros fatores, e como uma bola de neve, resultou na troca de sistemas.

Um dos primeiros fatores se deve ao fim das cruzadas, que ocorreu no século III, devido a esse acontecimento, ocorreu o renascimento urbano e comercial, além disso, também ocorreu devido a isso, a reabertura do mar mediterrâneo. Nesse período, cidades que ligavam a Europa Ocidental com os principais centros comerciais do Oriente, se destacavam comercialmente. As cidades que mais se destacaram foram as portuárias na Itália, principalmente Veneza e Gênova.

Com os altos gastos dos senhores feudais com as cruzadas, os feudos começaram de certa forma perder suas forças, pois com todos os gastos, não se tinha como ter continuidade entre os laços de Suserania e Vassalagem. Sendo assim, o sistema foi substituído por uma forma soberana de poder, com o senhor feudal como maior soberano.

No sistema feudal, não existia moeda, então o comercio funcionava por meio de trocas que ocorriam na feiras que ficavam do lado de fora do feudo. Com a soberania definida como sistema feudal, foram surgindo nas feiras, os primeiros bancos, que de pouco em pouco, as moedas foram substituindo o sistema de trocas.

As cidades feudais na maioria da vezes eram cercadas por grandes muralhas chamadas de burgos, aonde as feiras aconteciam na grande maioria das vezes, nesses locais, foram surgindo os primeiros comerciantes e bancários, e como viviam próximo aos burgos, eram chamados de burgueses.

Nesse mesmo período, houve algumas reformas agrícolas, sendo criadas e revolucionadas algumas técnicas de cultivo e colheita. Ou seja, existiu uma grande ampliação na agricultura em geral. Além desses fatores, a falta de guerra, e o clima favorável também ajudaram a reforma agrícola. A agricultura reformada, e os burgueses (comerciantes) foram uma grande alavanca para enfim se dar rumo a expansão capitalista.

Todo processo de transição estava fluindo perfeitamente, entretanto, esse ciclo acaba sendo quebrado por causa de uma catástrofe arrasadora em toda a Europa: A peste negra! Provavelmente um navio que vinham de Gênova, infectado no oriente, foi o portador do bacilo “Pasteurella” na Europa.

Esses bacilos estavam presentes nas pulgas dos ratos, e essas pulgas infectavam os humanos a partir da picada, e quando os ratos morriam, as pulgas procuravam cada vez mais os humanos para poderem se alimentar, os infectando mais ainda. Nesse período, a igreja católica que tinha muito poder, era contra o desenvolvimento cientifico e farmacêutico, sendo assim, a crise bubônica matou entornou de um terço da população europeia. A doença só foi controlada no final do século XIV, quando os medievais começaram a ter mais cuidado com a higiene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com