TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tropicalia

Seminário: Tropicalia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Seminário  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

1- Tropicália é um movimento cultural brasileiro que surgiu através da influência vanguardista e da cultura pop nacional e estrangeira e que rompeu com elementos tradicionais da musica popular brasileira. O tropicalismo criou uma estética cuja combinação e contrastes de elementos incluem a miséria, o passado, o subdesenvolvimento e a paródia, e tinha objetivos comportamentais. A música Alegria, de Caetano Veloso é considerada o marco inicial do tropicalismo.

2- Além das inovações musicais, os tropicalistas chocaram o publico com suas performances provocativas, e foi um movimento mais discutido do que praticado, pelo fato de ter existido por um curto período, de setembro de 1967 a dezembro de 1968. Contribuiu para a amenização de preconceitos, e influenciou muitos trabalhos de compositores e cantores.

3- A década de 1970 foi marcada pelo trabalho de artistas revelados nos festivais de musica popular brasileira e pela chegada de novos artistas. Alguns cantores vanguardistas são, Alceu Valença, Elba Ramalho, Djavan, Fagner, Kleiton e Kledir. Com o declínio da Jovem Guarda e o fim dos Mutantes, o rock brasileiro encontrou Raul Seixas, Rita Lee, Erasmo Carlos e o grupo Secos e Molhados. A década de 80 trouxe nomes como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Lobão, Lulu santos entre outros representantes do rock brasileiro dos anos 80.

4- Nos anos 80 também, o neo-sertanejo é reconhecido, através do sucesso de Chitãozinho e Xororó, e o pagode se projeta também com Zeca Pagodinho. Em 1990, surge o axé-music, que é a junção de musicas dos trios elétricos e musicas dos blocos afro, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, e Chiclete com Banana se destacaram na época, e fazem sucesso até hoje.

5- Nas ultimas décadas os gêneros musicais tem aumentado, e existem muitos gêneros, que são a junção de dois outros já existentes, rap, funk, pop entre tantos outros.Nos dias de hoje, com tanta tecnologia, somos possibilitados de escutar diversos gêneros musicais. Muitas coisas mudaram na musica do Brasil, mudaram as letras, os instrumentos, e os objetivos pelos quais ouvimos musica, algumas delas podem ter funções específicas, outro apenas entretenimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com