TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornal sobre tropicália

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

BRASIL VENCE ALEMANHA OCIDENTAL

[pic 3]

        Brasil vence Alemanha Ocidental por 2X2 no amistoso de ontem, realizado no Maracanã. Com direito a dois gols de Edu e grandes passes do novo craque da seleção Pelé, o próximo jogo contra a Iugoslávia promete grandes emoções aos brasileiros.

PRÓXIMO ÁLBUM DOS BEATLES DEVE CHEGAR EM FEVEREIRO AO BRASIL

        O álbum já chegou aos Estados Unidos fazendo grande sucesso e sendo denominado como “álbum branco”, o mais novo álbum The Beatles logo chegará ao Brasil com inéditos singles como Blackbird e Ob-La-Di Ob-La-Da. A partir de março, o disco estará disponível nas melhores lojas do país.


APÓS UM DIA DE AI-5, PAÍS SE APAVORA COM GRANDE QUANTIDADE DE CENSURAS EM MÍDIAS BRASILEIRAS

        Jornais, revistas, televisão e música sofrem diversas alterações/proibições após Costa e Silva aprovar a lei de censura e colocar em vigor o Ato Institucional nº 5. A imprensa e as mídias de entretenimento temem o fim de diversos projetos.

CONGRESSO NACIONAL É COLOCADO EM RECESSO E PARLAMENTARES TÊM SEUS MANDATOS CASSADOS

        Como consequência do AI-5, o presidente decidiu colocar o Congresso em recesso e cassar mandatos de muitos parlamentares.

[pic 4]

AID EMPRESTARÁ US$77 MILHÕES PARA PROJETOS NACIONAIS

[pic 5]

NESTE NATAL, APROVEITE AS OFERTAS DA MERCEARIA

[pic 6]

 

OLAVO BILAC É TEMA DE CONCURSO PROMOVIDO PELA 2ª REGIÃO MILITAR

        A 2ª Região Militar promove um concurso sobre o tema “Olavo Bilac e o Serviço Militar”, aberto a participação exclusiva de civis e que, além de dois prêmios, conferirá o diploma de honra ao mérito.

EXPORTAÇÃO SEGUE FIRME EM DEZEMBRO

        A primeira semana útil do mês já gerou cerca de US$8 milhões, graças ao algodão, ao milho e ao açúcar.

[pic 7]

EXPLICANDO O TROPICÁLIA: De onde veio essa “onda”?

        Tropicália, ou Panis et Ciscensis: Tudo começou quando, em 1967, Caetano Veloso e Gilberto Gil causaram grande impacto em suas apresentações no III Festival de Música Popular da TV Record. Ali, foram lançadas as bases para o Tropicalismo em sua versão musical - um movimento que mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais daquela época, como correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o Rock e o Concretismo). Antes de fins sociais e políticos, a Tropicália foi um movimento nitidamente estético e comportamental.

        Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (responsável pelos arranjos do LP).

[pic 8] Capa do disco, produzido pela Philips records.

        Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no país estão cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda.

        Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. [pic 9]


[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

PRESIDENTE COSTA E SILVA RECEBE MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE

        O presidente Costa e Silva recebeu ontem várias mensagens de solidariedade pela edição do Ato Institucional nº 5, entre elas a da União Parlamentar Interestadual, que afirma, a certa altura – “Condenamos com veemência os radicalismos, tanto da direita como da esquerda, que nada conduzem”.

        Diz ainda a mensagem que “a solução dos problemas brasileiros não está na violência. Só a pacificação dos espíritos, que conduza ao esforço conjugado de todo o povo, os empresários, os trabalhadores, os políticos, o clero e os estudantes, dará ao país as condições indispensáveis para vencer a miséria e alcançar o desenvolvimento, o caminho mais seguro para a paz e a felicidade.”

GENERAL JUSTINO EXPLICA AS RAZÕES QUE LEVARAM A DECLARAÇÃO DOS ATOS

        O marechal Justino Alves Bastos, ex-comandante do III e IV Exércitos, que se encontra nesta capital, disse que todo caso político tem duas faces: uma positiva, outra negativa. Porém, a solução que pretende dar o governo para conjurar a crise agora surgida não poderá ter duas faces e sim servir aos altos interesses da Nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (761.9 Kb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com