TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Dia Se Vai Por Tras Das Arvores

Projeto de pesquisa: Um Dia Se Vai Por Tras Das Arvores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

bn mkb kmnlç lkmkm mjbjjnkmknvtgvhnijnytcernnyi vlcg mgic kcobkmckhb vbichgifcighdifgb vgjicfkbm vn A Sumaúma ocorre nas Américas, Africa e Ásia. Foi na Ásia que o haicai originou-se, difundindo-se pelo mundo. A sumaúma espalhou-se similarmente, mas das Américas. Para o nosso grêmio, ela representa a força do haicai em nossa região e seus frutos, com suas sementes emplumadas, simbolizam os haicais em si. Como suas sementes, usadas para encher travesseiros e colchões, nosso trabalho é usado para ilustrar nossa criação para a posteridade. A sumaúma encanta com suas lendas e com seu espirito invocado pelos pajés em rituais de cura. É considerada o telefone da floresta: batendo em suas sapopemas faz com que elas ecoem, anunciando a presença de alguém em seu tronco. Dessa relação atrativa e espiritual fazemos uma ligação estreita com os objetivos e fundamentos do nosso grêmio.

Nomes Comuns:

Africa Francesa: Le Formager, Le Faux-Cotonnier, Le Kapokier

Bolivia: Toborachio

Brasil: Sumaúma, Sumaúma da várzea, Sumaumeira-de-macaco, Samaúma (Amazonas).

Colombia: Ceiba, Ceiba de lana, Ceiba de garsón, Ceiba, Ceiba de bruja, Cibonga, Cartagenera, Palosanto, Lana bongo, Yague, Fromager, Majumba, Ceibo

Commercial Spanish: Ceiba, Ceibo

Cuba, Peru: Ceibo, Ceyba

French Guiana: Fromager, Maho coton, Kapokier, Bois coton

Great-Britain: Corkwood, Kapok-tree, Silk-cotton-tree

Guiana: Kumaka, Silk cotton

Haiti (Guadalupe): Mapou

Java: Kapok

Mexico: Ceibo, Ceyba, Pochote, Ochota

Nicaragua: Ceibon

Oeste Africano: Silk-cotton-tree

Panama: Longo, Cotton-tree

Suriname: Kankantri

Venezuela: Ceiba yuca

Características gerais da sumaúma:

A sumaumeira é uma árvore típica da várzea onde atinge um porte gigantesco de 45-50 m de altura por 1,5-2 m de diâmetro, crescendo muito rápido e desenvolvendo características sapopemas. Em terra firme, atinge menor porte, embora seja também volumosa. Quando jovem, seus galhos e tronco possuem grossos espinhos cônicos e solitários. As folhas são alternas, com 5-7 folíolos, muitas vezes denteados nas beiras. Devido sua grande exigência de luz, a regeneração natural da planta não é abundante, ainda que ela gere um grande número de sementes. A reprodução natural da espécie é melhor sucedida em terrenos agrícolas abandonados.

As flores solitárias ou agrupadas são róseo-claras, com rnanchas púrpuras, externamente cobertas de pelos brancos, com menos pelos internamente, soldados na base do tubo estaminal.

O fruto é uma cápsula obovoide ou elipsoidal, 5 a 7 cm de diâmetro, 8 a 16 cm de comprimento, contendo 120 a 175 sementes, cada uma envolta por algodão branco ou acizentado, acetinado, fibroso, leve e elástico.

A fenologia da sumaumeira varia geograficamente e de acordo com o clima. Na Amazônia, em geral, a árvore floresce de agosto a setembro, quando está quase sem folhagem (é polinizada por morcegos), e os frutos amadurecem de outubro a novembro. Na estação experimental de Curua-Una, a floração ocorre de junho a agosto e a frutificação de setembro a outubro.

Área de ocorrência

A sumaúma é muito difundida pelo mundo e é estritamente tropical. É originária da América Tropical e ocorre na África Ocidental e no Sudeste da Ásia, coincidindo com as mais significativas áreas de florestas tropicais úmidas do mundo. Na Amazônia é mais comum ao longo das várzeas de água branca e na terra firme adjacente aos Rios Solimões, Madeira, Purus e Juruá, menos comum ao longo das bacias de águas pretas e claras e na terra firme adjacente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com