TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Mundo De Mudanças

Artigo: Um Mundo De Mudanças. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

As organizações num mundo de mudanças

Entendi que no inicio dos anos 60, as empresas se viam em um ambiente relativo e estável, e que agora no ambiente organizacional se sentem bem mais pressionadas a tantas mudanças tecnológicas, politicas, economicas, sociais, e culturais. Nisso pode se chegar a conclusão que se as organizações querem sobreviver a essa nova realidade devem fazer novas reestruturações. Sendo que hoje existem caracteristicas e exigências bem diferentes no quesito competitividade, que nos meios de produção eles se deslocam para paises com a mão-de-obra mais barata e sempre explorando novos segmentos no mercado para se diferenciar nos aspectos não só de produtividade, mas também de qualidade.

Sendo que a competitividade nas empresas está na capacidade de deterem o conhecimento necessário, isto é que no contexto evolutivo as empresas tornam-se mais preocupadas com as pessoas que detem a capacidade de criar inovar e assim inventar novos serviços e novos produtos, sendo assim os mesmo são responsáveis e capazes de tornarem as empresas mais flexiveis e adaptáveis e com isso garantem a sua capacidade de antecipação e de reação á mudança.

O mundo de trabalho sempre continuará em evolução e transformação, pois as organizações do futuro vão se construir em volta das pessoas, e nisso se vê que não se darão tanta importancia para funções e sim a concentração será na qualidades do trabalho e nos processos.Nisso a Gestão por competência se centraliza nas caracteristicas e comportamentos pessoais necessários para o desempenho do sucesso.

O conceito de competência foi introduzido no mundo empresarial no inicio ds anos 70 do século passado, e assim de acordo com alguns autores viram que os testes de aptidões, de conhecimentos universitários dentre outros não mostravam e nem prediziam o bom desempenho no trabalho e nem sucesso na vida.

E no modelo das qualificações que foi adequado num periodo de crescimento em que toda a mão de obra era absorvida, mesmo a mais desqualificada.Então surgiu um novo modelo de exigências no mercado que foi baseado na variedade e no marketing.Com esse novo modelo se deu lugar á integração, diversificação e com isso os recursos humanos bem mais qualificados, para assim ter flexibilidade nas atividades e resolução dos problemas.

A palavra “competência” já tem mais de duas décadas no cotidiano do mundo empresarial, mais ainda existem divergências quanto ao conceito, isso porque na europa tem duplo sentido.Enquanto no vocábulo da latino-europeia designa um saber apropriado, incorporado, e pertencente a uma pessoa, ao seu saber ser.E pelo lado a sua origem anglo-saxónica remete para disposições, capacidades e atitudes específicas qua permitam a todos os sujeitos obterem resultados, ou seja, está associado á noção de saber-estar e saber-fazer.

Então nesse modelo de desenvolvimento conceitual das competências, há três que se destacam: a abordagem Funcional, a construtivista e Comportamental e a que se destaca das outras é a comportamental, pois impactou na gestão de recursos humanos.

Pode-se dizer que os critérios de eficácia significam que a competência é quando alguém faz alguma coisa bem feita ou mal feita.Existe diferentes perspectivas que pode ser referir á habilidade para se realizar uma tarefa qualquer e em outros tem a ver com as potenciais características que permitem distintos desempenhos isso quer dizer que competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com