TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versalhes O Tratado Da Injustiça

Pesquisas Acadêmicas: Versalhes O Tratado Da Injustiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Versalhes: O Tratado da Injustiça

O Tratado de Versalhes foi um acordo que determinou os termos de paz na Europa colocando fim oficialmente à  1ª Guerra Mundial A data de sua assinatura é 28 de junho de 1919 e teve lugar na cidade de Versalhes, antiga moradia do monarca da França. Além do acerto da paz entre os beligerantes, este documento abordava também a criação da Liga das Nações, organização com o destino de promover a paz e a prevenir conflitos entre seus membros.

O tratado foi negociado durante cerca de seis meses de debates, contados a partir do armistício de novembro de 1918, que pôs fim aos combates propriamente ditos. O ponto principal do tratado dizia que a Alemanha seria apontada como a responsável pelo começo da guerra, e assim sendo, deveria cumprir uma série de compensações destinadas aos integrantes da Tríplice Entente, o nome do ‘’grupo’’ adversário da Alemanha e seus aliados. Entre tais reparações estava a obrigação de ceder partes de seu território aos países fronteiriços, perda de seu império colonial na África, Ásia e no Pacífico, a ser dividido entre os vencedores do conflito, além de diminuição do exército, cessão de exploração de recursos econômicos de regiões estratégicas do país, além de uma soma absurda de indenizações a ser paga.

A assinatura de um acordo tão severo causou choque e imensa desilusão na Alemanha. A população em geral descrevia como humilhação e desonra a aceitação por parte de seu próprio governo de tão cruéis e opressivas condições, sem ao menos um maior esforço em conduzir negociações de paz mais detalhadas ou planejadas. Claro, que ante tal clima de revolta, não faltaram os protestos e advergências de ordem político-social ameaçando a própria estrutura do país.

As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para outro conflito armado, a 2ª Guerra Mundial.

Algumas Obrigações da Alemanha devido ao Tratado:

- Restituir a região da Alsácia-Lorena à França

-Ceder outras regiões à Bélgica, Dinamarca e Polônia.

-Entregar quase todos seus navios mercantes à França, Inglaterra e Bélgica

-Pagar uma indenização em dinheiro aos países vencedores

-Reduzir o poderio militar de seus exércitos, sendo proibida de constituir aviação militar

*Art.45 – Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

* Art.80 – A Alemanha reconhece e respeitará a estritamente a independência da Áustria.

*Art.119- A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.

* Art.171- Estão proibidas na Alemanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com