TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida De Santos Dumont

Dissertações: Vida De Santos Dumont. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro, reconhecido no Brasil como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis autênticos. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel.Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Infância

Alberto Santos Dumont foi o sexto filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos. O casal teve ao todo oito descendentes, três homens e cinco mulheres.Santos dumond passou sua infancia na fazenda da familia, ali começou a demonstrar seus talentos.

Santos dumont lembra do tempo em que viveu na fazenda de seus pais:

“Vivi ali uma vida livre, indispensável para formar o temperamento e o gosto pela aventura. Desde a infância eu tinha uma grande queda por coisas mecânicas e, como todos os que possuem ou pensam possuir uma vocação, eu cultivava a minha com cuidado e paixão. Eu sempre brincava de imaginar e construir pequenos engenhos mecânicos, que me distraíam e me valiam grande consideração na família. Minha maior alegria era me ocupar das instalações mecânicas de meu pai. Esse era o meu departamento, o que me deixava muito orgulhoso”

Com apenas sete anos Santos Dumont já guiava os locomóveis da fazenda, e aos doze se divertia como maquinista das locomotivas, capazes de fatigar um homem com o triplo da sua idade.

“Com o Capitão Nemo e seus convidados explorei as profundidades do oceano, nesse precursor do submarino, o Nautilus. Com Fileas Fogg fiz em oitenta dias a volta ao mundo. Na Ilha a hélice e na Casa a vapor, minha credulidade de menino saudou com entusiástico acolhimento o triunfo definitivo do automobilismo, que nessa ocasião não tinha ainda nome. Com Heitor Servadoc naveguei pelo espaço”

O ingresso no alpinismo e no automobilismo

Em 1891, com 18 anos, Santos Dumont fez uma viagem turística à Europa. Na Inglaterra passou alguns meses aperfeiçoando o seu inglês, e na França escalou o Monte Branco. No ano seguinte, emancipado pelo pai, voltou à França e ingressou no automobilismo.

O ingresso no balonismo

Em 1897 santos Dumont partiu para a França, onde contratou aeronautas profissionais que lhe ensinaram a arte da pilotagem dos balões

Ultimos anos de vida

Em 1915, sua saúde piorava e decidiu retornar ao Brasil.Já com a depressão que ia acompanhá-lo nos seus últimos dias, encontrou refúgio em Petrópolis, onde projetou e construiu seu chalé "A Encantada”. Permaneceu lá até 1922, quando visitou a França chamado por amigos. Não estabeleceu mais um local fixo. Permanecia algum tempo em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis e na Fazenda Cabangu, em sua cidade natal.

Em janeiro de 1926, apelou à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra.

Em junho de 1930, foi condecorado pelo Aeroclube da França com o título de Grande Oficial da Legião de Honra da França.

Morte

Em 1932 ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com