TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vila Verde

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio Profissional

Didática, Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Sugestões  e idéias para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de uma comunidade com problemas de infraestrutura urbana

Janaina Pereira Menino – R.A 9472542770

Trabalho para ser feito em Power point

  1. Introdução

A comunidade de Vila Verde era uma grande fazenda improdutiva na década de 1980, ocupadas por trabalhadores baixa renda, no litoral catarinense. Foi urbanizada sem planejamento, sem    consciência e medidas social e ambiental. Foram construídas  moradias em torno do córrego. E  com o passar dos anos implantaram serviços de água e luz, posto de saúde, igrejas, um comércio, uma única escola de ensino fundamental com período matutino e vespertino.

       Como  a  escola fica  próxima ao córrego há muitos  casos de  insetos, ratos, mau  cheiro, nos  dias chuvosos o córrego enche e transborda, as águas devem estar contaminadas transmitindo doenças. Não  existe  coleta  de lixo efetiva e  tratamento de esgoto  nas moradias,  esses  problemas estão afetando a comunidade e também seus moradores.

1-Levantamento das causas e medidas adotadas para solucionar os problemas

Impactos Causados pela Poluição do córrego

Medidas adotadas para melhoria da qualidade das águas do córrego

Transbordamento do córrego em dias  chuvosos

Não jogar lixo nas vias públicas

 

Lançamento de matéria orgânica (esgoto urbano sem tratamento)

Buscar parceria com a comunidade e a sociedade de amigos de bairros para exigir medidas do governo quanto a coleta

Lançamento do lixo sólido (latinhas, garrafas plásticas e vidros, saquinhos de plásticos, sofás enfim tudo o que a população não quer)

Investimento do setor publico no tratamento dos lixos

Sínteses  dos apontamentos e problematização das pesquisas ações  e práticas – Impactos da poluição

O córrego que corta a comunidade não possui uma estrutura adequada, na comunidade não há saneamento básico (esgoto sem tratamento que desemboca ao córrego), não existe uma coleta seletiva de lixo, lembrando que os próprios moradores jogam lixo no córrego, tais  como sofá velho, latas, garrafas, entre outros. Por essa razão quando chove, o córrego transborda, causando a enchente, e em dias quentes exala  um cheiro desagradável. Não podemos deixar de apontar os roedores e moscas que habitam o córrego. Por de todos os fatores a comunidade enfrenta sérios problemas de saúde, como doenças de pele e  alergias.

        O papel de cada um para evitar a poluição dos rios é não jogar lixo e outros produtos nos córregos, não jogar lixo em ruas ou terrenos baldios, pois com a chuva esse lixo terá como destino os rios, preservar os cursos d’água e nascentes, em casa usar de maneira moderada detergente para lavar louças, não jogar tintas, solventes, lustradores de móveis, entre outros, em pias, calçadas, pois o destino é o córrego, observar se há indústrias poluindo os rios e tomar consciência e conscientizar todos ao seu redor. Se nos tornamos cidadãos conscientes,  conseguiremos multiplicar as nossas ações.

[pic 1]

Grupos da sociedade civil 

Ações que podem ser  desenvolvidas 

Rádio Comunitária 

Divulgação das datas, horário e pauta da reunião da Associação e Pais e Mestres 

Agentes comunitários da Saúde 

Orientações com palestras de saúde com a comunidade e conscientização das medidas de prevenção do meio ambiente 

Grupo Religioso 

Artesanato, brinquedos com material reciclado

Sociedade de Amigos de Bairro

Palestra, Conscientização do problemas com o lixo, buscar parcerias com o governo

Catadores de Materiais Recicláveis

Podendo gerar uma fonte de renda montando uma cooperativa e vendendo os materiais selecionados

Escola  

Projeto interdisciplinar com temas do meio ambiente e reciclagem  

2. Sugestões de ações que  podem ser desenvolvidas pelos grupos da sociedade civil

Sínteses  dos apontamentos e problematização da pesquisa, ações  e práticas –  Sociedade Civil

Buscando uma melhora na região, devemos arborizar o redor do córrego, buscando a parceria com a comunidade, trabalhando com os moradores a tomada de consciência quanto o lixo é prejudicial ao córrego e consequentemente a saúde de todos, proporcionando palestras e discussões sobre o tema. Uma ação interessante e rentável é o lixo coletivo, podemos trabalhar juntamente com os catadores de lixo reciclável uma parceria que além de beneficiar o córrego, irá também trazer lucros para esses parceiros. Uma outra parceria é buscar juntamente com  a sociedade de amigos de bairro meios para reivindicar para o governo atual uma implantação de rede de esgoto tratada e de uma coleta de lixo adequada. E quem sabe, juntos consigamos parcerias para a despoluição do córrego, medidas de longo prazo, mas não impossíveis. Na escola que é um lugar naturalmente multiplicador, já que atende as crianças e, estas, são o futuro da comunidade, pode se  trabalhar projetos de conscientização sobre o meio ambiente, tendo resultados concretos. Um dos projetos a desenvolver é a reciclagem, em que as crianças poderão conversar diretamente com  os catadores de lixo reciclável, descobrindo como é a ação dos mesmos, como ampliar a ação de reciclagem, depois disseminando os resultados para a própria comunidade. Outro ponto a ser abordado e praticado é a confecção de objetos, brinquedos com a reciclagem, uma horta em garrafas pets ou em pneus, que envolve também a alimentação. Não podemos nos esquecer das palestras que poderão ser ministradas por catadores de lixo, por equipes de saúde, por biólogos e pelas próprias crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (348.4 Kb)   docx (247.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com