TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Melhoria Da Qualidade De Vida Da Comunidade De Vila Verde

Casos: Proposta De Melhoria Da Qualidade De Vida Da Comunidade De Vila Verde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O projeto tem por objetivo contemplar as disciplinas de Fundamentos Filosóficos da Educação Psicologia da Educação.

O desafio consiste na utilização da Zooterapia(Terapia Assistida por Animais)para fins terapêuticos aplicados em escolas ,a fim de minimizar problemas comportamentais e aprendizagem.Esta Terapia vem promovendo melhorias significativas nas pessoas e no ambiente que convive.

Na psicologia pode-se verificar inúmeras contribuições como nas mudanças comportamentais,afetivas,sentimentais, sociais e na qualidade de vida.

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola:Novo Horizonte.

Ano ou série:5ºano/6°série

Número de alunos:30 Meninos:15 Meninas:15

Descrição do perfil da turma: Na sala de aula há 30alunos,sendo15 meninos e 15 meninas,a faixa etária dos alunos é de 10 à 11 anos de idade.

Contendo um educador e um auxiliar;

A uma excelente organização,onde o educador organiza a sala de acordo com o comportamento e necessidade da turma;

Sala onde contém dois casos de inclusão,onde são atendidos por uma psicopedagoga,que vá até á escola,pelo menos duas vezes por semana;

Regras são bem aceitas pelos alunos,como:vestimentos(uniformes)de acordo com o recomendado pela direção;

Pais participativos,tanto em reuniões como em organizações de eventos (festas)juntamente com a coordenação pedagógica.

Em relação a aprendizagem, a sala tem obtido bom aproveitamento no conteúdo fornecido pelo educador.

Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1):Joaquim Idade:10anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

O aluno demonstra transtornos psíquicos,onde se isola em um determinado lugar,tem dificuldades em manter amizades com pessoas da mesma idade,teve queda no rendimento escolar,pois tem mostrado comportamento de rebeldia,agressividade e irritabilidade.

Nome do Aluno (2):Ana Idade:11anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

Mantem-se isolada da turma,pouca participação em sala de aula,demonstra certos transtornos como fobia e muita ansiedade onde atrapalha seu aprendizado.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1):Joaquim Idade:10anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:

O aluno é desatento nas aulas,não consegue realizar tarefas e se distrai com facilidade.

Dificuldade em controlar seus impulsos,principalmente em situações que exijam segmentos de regras e reflexões sobre consequências futuras

Não permanece sentado em sala de aula.

Por estas razões o aluno está apresentando sintomas deTDAH(transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade),onde precisa ser acompanhado por equipe multidisciplinar.

Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos. Cão de raça labrador,cujo nome Nik é treinado desde os primeiros meses de vida,é um animal dócil,inteligente,e muito interativo.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar. Primeiramente é fundamental que o ambiente seje organizado de forma que todos participem das atividades,colocando carteias em forma de círculo,onde é uma boa maneira do aluno hiperativo ter participação,onde promove situações de aproximações entre o aluno e a turma.Demonstração de carinho e confiança com o animal é essencial para obter bons resultados,já que o aluno vai poder interagir com ele. Pois a presença do animal vai fazer com que o aluno se sinta mais compreendido e menos solitário.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Acreditando neste tipo de Terapia Assistida com o cão,e tendo total apoio tanto no âmbito familiar como da parte de coordenadores pedagógicos,será possível a inclusão total do aluno Joaquim e da aluna Ana em sala de aula, pois vão aprender aos poucos a interagir e a socializar com os demais alunos,para isso professores terão que também se especializar mais sobre o assunto,para transmitir maior segurança.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação. Será reservado à cada dois dias da semana,uma visita do animal juntamente com uma psicopedagoga para estar avaliando os progressos que os alunos estão tendo através da terapia.Onde terá uma ficha contendo passo á passo de suas atitudes e comportamentos tanto no ambiente escolar como familiar.Avaliando se com a ligação amigavél que teve com o cão diminuiu suas dificuldades tanto no aprendizado como no convívio social.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com