TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÁRZEA DA ROÇA HISTORIA E EDUCAÇÃO HISTORIA E GEOGRAFIA VARZEANA , EDUCAÇÃO E SUA TRAJETÓRIA, ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Trabalho Escolar: VÁRZEA DA ROÇA HISTORIA E EDUCAÇÃO HISTORIA E GEOGRAFIA VARZEANA , EDUCAÇÃO E SUA TRAJETÓRIA, ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

VÁRZEA DA ROÇA HISTORIA E EDUCAÇÃO

HISTORIA E GEOGRAFIA VARZEANA , EDUCAÇÃO E SUA TRAJETÓRIA, ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas,Estatística e indicadores sociais;Economia politica;Psicologia social;Fundamentos hist.teóricos do ssoc II.

Prof. Clarice Kernkamp;Sergio Góes;Marilucia ricieri;Paulo Sergio Aragão.

Jacobina

2014

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................1

2. MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA ROÇA HISTORIA E EDUCAÇÃO..................2

2.1 Historia e geografia varzeana.......................................................................2

2.2 Educação e sua trajetória.............................................................................4

2.3 Estrutura da Educação Municipal................................................................4

3. CONCLUSÃO.................................................................................................8

REFERENCIAS..................................................................................................9

ANEXOS...........................................................................................................10

ANEXO A-Documento comprobatório .............................................................11

ANEXO B-Documento comprobatório..............................................................12

ANEXO C-Documento comprobatório..............................................................13

ANEXO D- Documento comprobatório..............................................................14

INTRODUÇÃO

Várzea da Roça é uma cidade que fica situada no Nordeste brasileiro, precisamente no estado da Bahia, assim como a maioria das cidades de interior teve seu inicio como sendo povoado de outra cidade, nesse caso a cidade de Mairi.

É uma cidade pequena e de menos de 20 mil habitantes, habitantes esses que em sua maioria vivem da agricultura, e de pequenos comércios espalhados pela cidade.

É um município que assim como os outros tem uma verba enviada mensalmente pela União para custeio, das despesas da Educação.

Possui vários níveis de ensino e inúmeras turmas, em escolas distribuídas por todo o município.

2.MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA ROÇA HISTORIA E EDUCAÇÃO

2.1Historia e geografia varzeana

Aproximadamente no ano 1940, nas proximidades da então Monte Alegre da Bahia, hoje Mairi, inicia-se a Historia de Várzea da Roça. Esta localidade nasceu sob os olhos auspiciosos daqueles que na época transportavam o progresso pelas velhas estradas: os tropeiros, que cavalgavam pela via que ligava Morro do Chapéu a Feira de Santana. Esses condutores da prosperidade carregavam em lombos de animais, produtos diversos para atender as demandas e necessidades das localidades por onde passavam. Com essa grande movimentação que ali existia, o Sr José Mendes teve a ideia de improvisar um barracão que ficava próximo a essa estrada e a uma lagoa, na Fazenda Várzea da Roça, chamada assim por se tratar de uma área de várzea que significa lagoa rasa.

Com a visão que aquele pequeno barracão poderia se expandir e além dele que casas pudessem ser construídas, os senhores José Mendes, José Coelho e José Bastos se unem com o intuito de transformar aquilo que inicialmente seria um barracão em um Povoado, e assim vão surgindo as primeiras casas do pequeno lugar. Ano após ano a população vai aumentando assim como a quantidade de Casas, e é então que alguns moradores que possuíam uma visão politica, sentem a necessidade de transformar o pequeno povoado em Cidade. E então é feito um plebiscito exatamente no dia 25 de Novembro de 1984 com a Maioria de SIM, No dia seguinte o senhor Otávio Barros, entregou o resultado ao Poder Judiciário, onde foi protocolado sobre o número 9796 (como mostra figura a seguir), para confirmar a vontade do povo de Várzea da Roça de se tornar emancipada.

Figura 1

Protocolo de entrega do resultado do plebiscito para emancipação de Várzea da Roça

Fonte: Otávio Barros/Arquivo Pessoal

Em 25 de fevereiro de 1985, através da Lei Estadual nº. 4401 a emancipação foi sacramentada após um longo período de luta do povo varzeano, permanecendo o nome de Várzea da Roça para o agora Município.

Várzea da Roça é um pequeno município baiano, localizado na microrregião do Piemonte da Chapada Diamantina, na mesorregião do Centro Norte Baiano. Após a concepção das políticas públicas territoriais do Estado da Bahia, o Território de Identidade definida para o município se localiza dentro da Bacia do Jacuípe.

Várzea da Roça tem atualmente 13.786 habitantes, sendo 6.481 na área urbana e 7.305 na área rural, distribuídos numa extensão territorial de 549 km2, segundo estimativas 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Gráfico 1 – Evolução Populacional

Fonte:http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=293305&search=bahia|varzea-da-roca

2.2 Educação e sua trajetória

Em 1954 surge a primeira escola, oficial de Várzea da Roça chamada Escola Rural de Várzea da Roça, esse fato ocorreu com a vinda da professora Clélia

Bahia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com