TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino da História e da Geografia por meio de projetos

Resenha: O ensino da História e da Geografia por meio de projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 14

O ensino da História e da Geografia por meio de projetos

Atualmente, muito se vem discutindo sobre a didática de projetos. A organização dos objetivos de aprendizagem, conteúdos e atividades que ocorrem em sala de aula por meio de projetos constitui um recurso didático que facilita o trabalho do professor e, ao mesmo tempo, permite um envolvimento mais consciente do aluno em seu próprio processo de aprendizagem.

Um projeto de trabalho representa uma macro situação de ensino através da qual o professor desencadeia uma seqüência de atividades voltadas para a realização de um produto final, compartilhado com os alunos. Ao compartilhar um objetivo de aprendizagem com os alunos, o professor promove a oportunidade de os alunos assumirem compromissos, definirem papéis e construírem uma maior consciência de sua atuação na escola, pois sabem por quê e para quê estudam um determinado assunto.

Em nossa concepção, todo projeto de trabalho deve permitir dispor do tempo didático de forma flexível, pois sua duração corresponde ao tempo necessário para se alcançar um objetivo: pode durar alguns dias ou alguns meses. Deve também se caracterizar por uma tarefa coletiva composta por diversas subtarefas. Para a sua execução é preciso:

planejar, prever e dividir responsabilidades;

aprender conhecimentos específicos relativos ao tema estudado;

 desenvolver capacidades e procedimentos específicos das áreas envolvidas;

se possível, usar recursos tecnológicos;

aprender a trabalhar em grupo agindo de acordo com as normas, valores e atitudes;

controlar o tempo, dividir e redimensionar as tarefas;

avaliar os resultados em função do plano inicial.

Essa característica de partilha do planejamento, inerente ao desenvolvimento do projeto, favorece o necessário compromisso do sujeito que aprende com sua própria aprendizagem, pois é muito mais produtiva a aprendizagem quando o grupo que realiza o projeto conta com a participação de cada um para que, juntos, possam alcançar uma meta comum.

No que se refere especificamente ao ensino da História e da Geografia, o trabalho com projetos representa uma solução para o professor. Através deles, ele poderá trabalhar de forma mais flexível com uma maior diversidade de conteúdos, indo além daqueles tradicionalmente abordados nos livros didáticos. Além disto, os projetos permitem integrar conteúdos da História e da Geografia entre si e também com conteúdos das demais áreas de conhecimento, sobretudo a Língua Portuguesa. Essa integração proporciona ao aluno a oportunidade de estabelecer relações entre fatos, conceitos e procedimentos das diferentes áreas para o entendimento de um fenômeno social ou natural. Isto é especialmente interessante quando se pretende que os alunos construam compreensões cada vez mais amplas sobre uma mesma temática, vindo a percebê-la desde diferentes pontos de vista.

O trabalho com projetos, porém, deve considerar as especificidades de cada uma das áreas envolvidas, pois essa forma de organizar o trabalho não representa sua diluição em um único trabalho, pelo contrário. Nesse sentido, é interessante que o professor defina quais são os objetivos e conteúdos específicos de cada uma das áreas envolvidas no projeto.

Vale a pena ressaltar que o envolvimento dos alunos em um projeto de estudo é algo essencial. Eles precisam atribuir algum sentido a este projeto, identificar sua relevância intelectual ou mesmo social. Um problema que os desafie a buscar informações, trocar idéias, discutir e tomar decisões é uma forma interessante de iniciar um projeto. Determinar com os alunos as etapas que serão percorridas para que esse problema seja solucionado, definir prazos e tarefas, combinar a função de cada aluno ou grupo de alunos (bem como a do professor) nesse trabalho coletivo são outros aspectos a serem considerados.

Existem alguns procedimentos do trabalho de pesquisa que o professor deverá ensinar aos alunos, a fim de que eles possam aprender a realizar pesquisas e também adquirir uma maior consciência de seu processo de aprendizagem. Estes procedimentos podem ser compartilhados através de roteiros nos quais as etapas do projeto de estudo que será desenvolvido são discutidas e decididas com os alunos.

Roteiro de pesquisa • O que queremos saber? Definir com os alunos quais as perguntas que eles gostariam de ver respondidas a respeito do tema a ser pesquisado. • O que precisamos para saber responder? Definir um cronograma de pesquisa com as ações necessárias para responder às perguntas levantadas. • Onde encontramos o que precisamos? Levantar com os alunos quais as fontes de informação que podem ser consultadas. O professor pode sugerir a utilização de enciclopédias, revistas, atlas, livros paradidáticos, filmes, documentários etc. • Como obtemos os materiais de que necessitamos? O professor deve orientar os alunos sobre como obter os materiais de pesquisa, ensinando-lhes a consultar uma biblioteca, a realizar uma entrevista e também a organizar um arquivo das informações levantadas. • Como apresentamos os resultados da pesquisa? Definir com os alunos a forma de apresentação final dos resultados da pesquisa. • Como avaliamos aquilo que aprendemos? O professor pode retomar as questões levantadas no início da pesquisa e avaliar com os alunos quais foram respondidas e quais não. Será uma boa ocasião para discutir sobre as perguntas que surgiram ao longo do projeto e aquelas que ficaram sem respostas.

É importante que os projetos realizados tenham algum tipo de fechamento, pois assim os alunos podem compartilhar com os demais colegas da escola ou mesmo com seus familiares os conhecimentos aprendidos durante o estudo. Esse fechamento pode ser materializado através de um produto final, cuja elaboração pode ser decidida com os alunos, que desse modo poderão aprender a definir funções e dividir o trabalho.

Por outro lado, é interessante que esse produto envolva mais de uma linguagem, não apenas a escrita. A produção de livros ilustrados, painéis, cartazes, maquetes, álbuns, folhetos, seminários, exposições, campanhas, dramatizações e instalações são alguns dos produtos que podem ser feitos, sempre considerando a autonomia dos alunos e o papel do professor como colaborador e facilitador.

História, Geografia e o ensino da leitura e da escrita

Ao longo do primeiro e do segundo ciclos do Ensino Fundamental, a formação do estudante é concretizada na medida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com