TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сolonização português

Artigo: Сolonização português. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1.Pesquise o significado das palavras desconhecidas no texto.

Respondendo a questão 1

VISÃO ELITISTA: A Crença de que certas pessoas de determinadas classes ou grupos merecem tratamento preferencial em virtude da sua superioridade percebida, como inteligência, status social, ou recursos financeiros.

MESTIÇO: são pessoas que são descendentes de duas ou mais etnias ou raças humanas diferentes, e possuem as características das "raças". Por exemplo, com antepassados negros e brancos, ou negros e índios.

São também chamados de mistos em Moçambique, e de pardos, no Brasil; e também se usam como adjectivos, nas expressões "raça mestiça" ou "cor mestiça".

CONOTAÇÃO: é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre de contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.

LATIFÚNDIO: é um regime de propriedade agrária caracterizado pela grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico destas.

SOCIEDADE AGRÁRIA: Sociedade cujo meios de produção giravam em torno da agricultura e/ou do trabalho no campo. Uma sociedade pré-industrial.

ARISTOCRÁCIA: Na verdade, não é rigorosamente uma forma de governo, mas uma situação em que vivem instituições sob influência da virtude, genialidade e excelência de seus condutores. É o regime dos aristou, dos melhores, dos excelentes, dos optimata; é o regime dos que têm a aretê, que é a qualidade que os gregos vêem no herói, a excelência, enfim, daqueles que apresentam superioridade não só intelectual, mas também moral.

CATEDRÁS: é uma posição contratual, de natureza permanente, destinada ao ensino e investigação numa determinada disciplina científica numa universidade e à coordenação desse ensino e investigação.

Na origem do conceito está a cadeira, colocada num plano elevado, na qual o professor universitário medieval leccionava.

COLONIZAÇÃO EXPLORATÓRIA: é quando o país(colonizador) usa esta colônia apenas para explorar, geralmente alguma matéria (Ouro, Café, Cana de açúcar, Pau Brasil...) O Brasil foi colônia de exploração... Daqui era levado os seus bens para enriquecerem outros países.

COLONIZAÇÃO PERIFÉRICA: é aquela que tem um acumulo de população,sempre na zona urbana além de ficar nas àreas mais pobres de uma cidade, estado ou país.

2.Segundo Caio Júnior podemos dizer que a colonização portuguesa contribuiu para o nosso subdesenvolvimento. Pesquise na internet a história de outros países ( um ou dois) que também foram colonizados. Procure analisar a forma dessas colonizações. Em seguida, verifique se é verdadeira a tese de que exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com