TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades 3 e 4 / Língua Portuguesa III

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 5

zATIVIDADE 03

UNIGRAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

CURSO DE LETRAS 4º SEMESTRE

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA III

PROFª: GEYSA JUCE DA SILVA

Leia o anúncio e faça o que se pede:

Texto I:

“Uma sociedade em permanente mudança, que cria a todo instante novas necessidades e novos objetos de consumo, precisa ter também uma linguagem dinâmica, que acompanhe as transformações.

Assim, sempre que for necessário um nome para designar uma ideia ou um objeto novo, o falante de uma língua poderá criar uma palavra criar uma palavra a partir de elementos já existentes na língua, importar um termo de uma língua estrangeira ou alterar o significado de uma palavra antiga. Tais palavras são denominadas neologismos. Os avanços na área da informática nos últimos tempos, por exemplo, acabaram por incorporar à língua portuguesa inúmeros termos novos.

Há, na língua portuguesa, muitos processos pelos quais se formam palavras. Entre eles, os dois mais comuns são a derivação e a comparação” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Gramática reflexiva. São Paulo: Atual, 2009, p. 103).

Texto II:

[pic 1]

-Depois de ler os textos acima, desenvolva as seguintes atividades:

a) Redija um parágrafo dissertativo-argumentativo desenvolvendo a seguinte temática: A tecnologia digital e a criação de neologismo. Apresente exemplos de novos vocabulários criados em redes sociais e reflita sobre elas. (8 a 10 linhas)

Na era digital da atualidade, estamos mais que acostumados com um bombardeio total de palavras em Inglês usadas em sites(que é uma palavra inglesa também) sendo que na maior parte dos casos são anúncios e promoções que patrocinam aquele site, mas além disso, há ainda itens em lojas com nomes em Inglês(mouse, por exemplo).

É nesse meio que as pessoas estão em uma situação que nenhuma palavra da nossa língua consegue expressar o que ele sente ou pensa, fazendo com que essa pessoa crie uma nova palavra. Há também aqueles que criam uma nova palavra pois o que já existe é maçante e sem graça, assim a nova palavra é mais interessante e mais bonita esteticamente, fazendo com que muitas pessoas comecem a usá-la.[a]

b) Pesquise um gênero textual (propaganda, tirinha, charge) que apresenta exemplo de neologismo e elabore duas atividades que explore esse processo de formação das palavras. Não deixe de colar o gênero escolhido na atividade. As atividades devem ser elaboradas para o ensino fundamental.

Tirinha:

[pic 2]

 Fonte da Tirinha: Mulher de 30.Disponível em:<http://mulher30.com.br/2012/10/o-google-virou-verbo.html>. .Acessado em: 27 de março de 2019

Atividades:

1- O neologismo “googuei” foi criado para designar qual ação das pessoas?

R: Pesquisar no Google.

2- Assinale as alternativas corretas:

a) O neologismo é usado,às vezes, para quando palavras da nossa língua não conseguem expressar a situação de forma completa.[b]

b) O neologismo “internetês” foi criado a partir do verbo internar.

c) Deletar é um neologismo que exprime a vontade de se redimir.

d) Neologismo é a criação de ua nova palavra usando-se para isso doi verbos irregulares somados a um adjetivo, obrigatoriamente.

R: Correta somente letra “a”.

       

2. Hipônimos são palavras que, embora apresentem sentidos diferentes uma da outra, pertencem ao mesmo campo semântico. Por exemplo, as palavras cão, gato, cabrito, elefante, leão e tigre são hipônimas do substantivo animais. Já animais, por englobar as demais, é hiperônima  delas. Leia estas sequências de substantivos:

-Piloto, pedestre, médico, dentista, engenheiro

-Feijoada, vinho, chá, café, refrigerante, suco

-Botas, sandálias, chinelos, tênis, meias, coturnos

-Infância, adolescência, viuvez, puberdade, juventude, velhice

-Almoço, café, lanche, restaurante, jantar, merenda

  1. Em cada uma das sequências, qual é o único substantivo que não é hipônimo?

1ª sequencia: pedestre

2ª sequencia: feijoada

3ª sequencia: meias

4ª sequencia: viuvez

5ª sequencia: restaurante

  1. Excluindo esse substantivo, que outro substantivo ou expressão hiperônima poderia englobar todos os restantes, em cada sequência?

1ª sequencia: professor

2ª sequencia: água

3ª sequencia: sapatênis/alpargata

4ª sequencia: fase adulta

5ª sequencia:  almoço[c]

Nota; 1.25

ATIVIDADE 04:

“Os pronomes pessoais do caso reto tradicionalmente ocupam o papel de identificar as três pessoas do discurso: eu/ nós, tu/vós e ele(a)/ eles(as). Apesar disso, em boa parte do país, quando um locutor vai se dirigir a seu interlocutor, usa o pronome de tratamento você(s) em lugar de tu ou vós e, quando vai se referir a si próprio e a outras pessoas, utiliza a expressão a gente em lugar de nós. É por essa razão que especialistas questionam a lista de pronomes pessoais do caso reto e defendem a inclusão de você, vocês e da expressão a gente entre esses pronomes pessoais” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Gramática reflexiva. São Paulo: Atual, 2009, p. 142 adap.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (150.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com