TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS

Por:   •  26/9/2020  •  Ensaio  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 8

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS: Aspectos Lexicais

Lianira Carvalho Lira[1]

Mirian Santos Vieira2

Introdução

Esse ensaio acadêmico tem por objetivo apresentar gírias usadas dentro do português segundo a luz de alguns estudiosos, como: Leo Marcos Silva e Alfredina Nery. Esses estudiosos expõem um pouco sobre as particularidades da fala de cada indivíduo.

A gíria nada mais é do que o câmbio de uma palavra por outra que causa o mesmo sentido, como por exemplo,         morô? Que quer dizer: entendeu? Esse fenômeno acontece dentro da língua portuguesa (e até mesmo em outros idiomas) por questões de influências sociais, históricas, cultural e/ou estrangeira. A esse fenômeno damos o nome de variedade do léxico (da palavra, por outra de mesmo sentido).

O uso das gírias já é algo clássico dentro do português, sendo muito raro encontrar em até mesmos pessoas de mais idade (para não associar a um fenômeno moderno), alguém que não tenha em seu vocabulário uma gíria sequer.

Hoje em dia as gírias são muito comuns principalmente entre os jovens e muitas vezes isso assusta ou causa algum estranhamento a pessoas mais velhas com a ideia errônea de uma perca da língua portuguesa, mas é importante lembrar que toda essa diversidade é muito importante para enriquecimento da língua e que o português, por ser uma língua viva, tem a necessidade de se renovar (ou atualizar) de acordo com as necessidades do contexto social das gerações.


 De acordo com Alfredina Nery (Formada em Letras e mestre em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Hoje é consultora pedagógica, na área de Linguagem/ Língua/Leitura, de Currículo e de Formação Continuada de Professores.) a língua varia no tempo e no espaço. Há ainda as variações linguísticas dos grupos sociais (jovens, grupos de profissionais, etc.) e até mesmo, há variação quando um único indivíduo, em situações diferentes, usa diferentemente a língua, de forma a se adequar ao contexto de comunicação. Uma dessas variações é a "gíria", que são as palavras que entram e saem da moda, de tempos em tempos.

A gíria teve sua origem na maneira de falar de grupos marginalizados que não queriam ser entendidos por quem não pertencesse ao grupo. Hoje, entende-se a gíria como uma linguagem específica de grupos específicos, como os jovens. Grupos sociais distintos têm seus "modos de falar", como é o caso dos mais escolarizados e, até mesmo, os grupos profissionais que se expressam por meio das linguagens técnicas de suas profissões.

Nery (2007) nos mostra que a gíria é um código de linguagem, possuindo suas próprias características. Tem como principal função substituir algumas palavras da linguagem “formal” criando assim uma linguagem pouco compreensível, onde apenas certa comunidade ou lugar podem entre si se comunicarem de forma explicita e coerente.

 Silva (2001), autor do artigo a gíria como participante da língua portuguesa o falar brasileiro, define-se por gíria linguagem usual participante do cotidiano das pessoas, e também como modismos linguísticos e linguagem das ruas.

Diferente do conceito anterior à gíria passa a ser definida não mais como um código, mas como algo que está em nosso dia a dia, podendo empobrecer o vocabulário da língua. Ainda em seu trabalho Silva (2001) retrata que a gíria pode derivar de diversos aspectos linguísticos tais como, solecismos que seriam a “forma errada de falar”, neologismos, e outros.

Não há restrições quanto ao uso da gíria, é claro para os que praticam a linguagem informal, podendo a gíria segundo pesquisas torna-se a segunda língua do país. Cada grupo apresenta sua gíria, mas muitas podem ser conhecidas por diversos grupos diferentes.

A gíria em si serve como “arma” da sociedade urbana, sendo esta a que mais apresenta o uso desse tipo de linguagem.  

“O estudo da gíria, diz Leite de Vasconcelos (1991) não é tão inútil como muitas pessoas, alheias a estudos de glotologia, suporão ao repente: em primeiro lugar, importam ao tribunal, agentes de polícia, etc., conhecer as gírias para assim poderem mais facilmente avaliar os crimes e por em prática as leis: em segundo lugar, pela análise comparativa de vocábulos sociais, digna de se conhecerem: e em terceiro lugar, as gírias revelam  operações linguísticas muito curiosas, como na formação das palavras, na estrutura da frase, na etimologia, etc., o que tudo tem valor para ajudar a conhecer a evolução da linguagem”. Percebemos aqui a importância do estudo e compreensão da gíria. De maneira influenciadora a gíria pode ser adquirida de forma social em que certa comunidade passa a ouvi-la, é importante estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e suas tendências linguísticas, pois assim como a moda a linguagem pode variar.

 As gírias um dia poderão torna-se um arcaísmo, pois sofrerão com o tempo uma certa mudança que causará o desuso de muitas expressões  encontradas  nessa linguagem que deriva muitas palavras na nossa língua. Esses vocábulos denominados gírias com o tempo poderão também se integrar a língua da sociedade, com a familiarização desses no meio social deixarão de ser apenas códigos ou símbolos de uma dada comunidade.

Existem diversas gírias utilizadas num passado não muito distante que se perpetuam até os dias de hoje, a gíria apresenta praticidade no uso, considerada por muitos como objeto de proteção e sigilo de ações errôneas, ocupa um grande lugar na língua portuguesa.

Eis aqui algumas das gírias mais utilizadas no tempo atual:

Aqui tem café no bule: Sei o que estou fazendo.  

Para diferentes idades essa gíria apresenta a função de demonstração de experiência e habilidade em um determinado assunto ou situação.

Babaquice: besteira.

Quando determinado assunto é de fato entediante ou não interessa a quem o está conhecendo.

Bacana: Pessoa ótima.

Muito utilizado como adjetivo para alguém que posse características de gentileza e educação.

Baita: Grande

Essa gíria possui a função de expressar o aumentativo de um determinado objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com