TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA E SEUS DESAFIOS

Por:   •  3/5/2020  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA E SEUS DESAFIOS

Ariadne Estrela de Freitas Surmani

RESUMO

Esse artigo apresenta reflexões e argumentos que apresentam as dificuldades enfrentadas com os professores em salas de aula com turmas do Ensino Fundamental II dentro da rede pública estadual. Mostrarei a necessidade de se reinventar frente a um mundo tão competitivo aonde os recursos simples como livros e cadernos, competem com “tablets” e “smartphones” e docente se esforça ao máximo para cumprir seu papel.

Palavras-chave: reinvenção, professor, aprender.

1 INTRODUÇÃO

Esse artigo visa mostrar as reais barreiras que o professor de Ensino Fundamental II da rede pública enfrenta no seu dia-a-dia e o que deve fazer para superá-las através da reinvenção. Sabemos que a Educação do sistema público é frágil diante de um universo extremamente competitivo cercado de tecnologia que atrai nossos alunos e muitas vezes os fazendo perder o interesse pelo aprendizado. Veremos algumas conclusões de estudiosos da área que explanam de forma muito clara o tema. A Base nacional Comum curricular ganha destaque e é tratada nesse trabalho.

2 OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Vivemos em uma era que em todo instante tudo se modifica tão rápido, assim como em jogos virtuais, tornando-se tão atrativo que a cada dia o professor da escola pública é obrigado a se reinventar na sua realidade cercada de giz, lousa, livros, papéis e canetas, visando garantir o aprendizado de seus alunos, prendendo sua atenção com muito esforço através da disciplina, tendo que competir com smartphones, games e séries, cumprindo o seu papel, transmitindo o conhecimento, o qual lhe foi outorgado anteriormente em estudos, planejamentos e reuniões pedagógicas que pareciam intermináveis, tudo de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A configuração do sistema de ensino mudou radicalmente

e encontramo-nos, por um lado, perante uma autêntica socialização divergente: a de uma sociedade pluralista, com modelos de educação opostos e valores diferentes e contraditórios e, por outro, a da diversidade própria da sociedade multicultural e multilíngue. O caráter unificador no campo cultural, linguístico e comportamental em que se afirmava a escola, obriga hoje a uma ação diversificada na atuação do professor (NÓVOA 1995, apud HAGEMAYER, 2004). ESTEVE (Apud. NÓVOA, 1995, p. 95) descreve o que chama de mal-estar docente, como o conjunto de reações dos professores, como grupo profissional que se desajusta frente à mudança social. Destaca fatores de primeira ordem, que incidem diretamente sobre a ação do professor na sala de aula (imposições administrativas, isolamento etc.), provocando emoções negativas, e de segunda ordem, as condições ambientais do contexto onde exerce a docência (falta de tempo, material adequado, excesso de alunos, condições salariais precárias), com ação direta sobre a motivação e desempenho na função.

Além de o docente atuar como mediador e agente cultural, são várias as dificuldades que o professor enfrenta, até mesmo com a coordenação, que nem sempre trabalha com as ideias alinhadas e dependendo de um sistema público de ensino totalmente fragilizado. O professor vem travando diariamente uma luta entre o novo e o velho, o estabelecido e o não reconhecido, decidindo entre o que deve ou não ser alterado (ALONSO, 1999, p. 16 apud HAGEMAYER).

No enfrentamento de diversas barreiras, o docente precisa buscar ferramentas capazes de auxiliá-lo nessa luta diária, se reinventando e aprimorando seus conhecimentos e didática. Sendo assim, as tecnologias, de inimigas viram parceiras, os “smartphones” ganham um papel de aliado, os colegas de trabalho viram influenciadores digitais, games são auxiliares no ensino, tornando a escola interessante, buscando motivar os alunos, enfatizando não somente os conteúdos obrigatórios curriculares, mas também no que tange à dimensão socioemocional, de acordo com a BNCC. Não se esquecendo da formação continuada que deve ser empregada tanto para alunos, bem como para os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (275.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com