TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Código De ética..doc

Trabalho Escolar: Trabalho - Código De ética..doc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2012  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 3

Código de Ética Profissional do Engenheiro de Software – Principais Tópicos.

1.01. Aceitar total responsabilidade pelo seu próprio trabalho.

Na área de informática, bem quanto em outras diretamente relacionadas a serviços, parece existir uma dificuldade de o profissional manter a responsabilidade pelo seu trabalho e pelas consequências do mesmo. Questões de ética, de planejamento, e de dificuldade na resolução de falhas contribuem nesse sentido.

Outra coisa que se torna relevante é o fato de o setor de informática não possuir um órgão próprio, um conselho que traga leis específicas e regulação à classe.

2.02. Não utilizar software conscientemente que tenha sido obtido ou retido de modo ilegal ou antiético.

Durante várias vezes o profissional de informática se vê impelido a utilizar ferramentas de forma ilegal ou pirata, movido pela necessidade, pela falta de recursos e pelo alto custo desse tipo de software.

2.05. Manter em segredo qualquer informação confidencial obtida no seu trabalho profissional, contanto que tal confidencialidade esteja consistente com os interesses públicos e consistentes com a lei.

A segurança da informação antes era uma disciplina na graduação de muitos. Hoje se tornou o tema único de uma gama de cursos, inclusive superiores. Não por acaso, a quebra de confidencialidade reside no usuário, mas também naquele profissional que a deveria resguardar.

2.08. Não aceitar trabalho externo em detrimento ao trabalho executado ao seu empregador primário.

Dos profissionais que são conhecidos por manter mais de uma jornada ou empregador, talvez o profissional da informática seja o maior deles. A diversidade de formas de atuação no setor, a falta de um piso salarial estabelecido e a demanda são motivos da “infidelidade profissional” que muitos acreditam já ser inerente à classe.

3.15. Tratar todas as formas de manutenção de software com o mesmo profissionalismo de um novo desenvolvimento.

Ao mesmo tempo em que um novo projeto gera uma rentabilidade considerável a parte de suporte e manutenção nem sempre gera o mesmo retorno financeiro. Isso acarreta a queda de profissionalismo no tratamento às questões de manutenção e eliminação de problemas de um software por exemplo. No mais, um produto pretensamente concluído tem dificuldades ainda mais severas nessas situações que um software pensado para ser contínuo e frequentemente atualizável, como alguns softwares de gestão, por exemplo.

4.04. Não se envolver em práticas financeiras enganadoras como subornos, duplo faturamento ou outras práticas financeiras impróprias.

O profissional de informática se vê constantemente obrigado a co-participar das práticas adotadas por seus clientes a fim de prover recursos sistematizados para a execução dessas práticas. Quase todo engenheiro de software já se viu preso a esse entrave moral.

5.05. Assegurar estimativas quantitativas realistas de custo, tempo de atendimento, pessoas, qualidade e saídas em qualquer projeto no qual se trabalhe ou se proponha trabalhar, e prover transparência ao acesso a estas estimativas.

Esse tópico mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com