TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Socioeconômica E Cultural Do Vendedor Ambulante De Garanhuns - PE.

Casos: A Estrutura Socioeconômica E Cultural Do Vendedor Ambulante De Garanhuns - PE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GARANHUNS – FFPG

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA – DGH

CURSO DE GEOGRAFIA

A estrutura socioeconômica e cultural do vendedor ambulante de Garanhuns – PE.

Ivo Cavalcante de Araújo

Luiz Humberto Pinheiro dos Santos

Garanhuns – PE

2007

Ivo Cavalcante de Araújo

Luiz Humberto Pinheiro dos Santos

A estrutura socioeconômica e cultural do vendedor ambulante de Garanhuns – PE.

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns – FFPG Universidade de Pernambuco - UPE, em cumprimento às exigências para a conclusão da disciplina Prática e Formação Profissional VII, apresentado ao Professor Joseilton José de Araújo Silva.

Garanhuns – PE

2007

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Justificativa

3. Objetivos

3.1 Geral

3.2 Específicos

4. Metodologia

5. Referencial teórico

6. Cronograma

7. Referência bibliográfica

Introdução

A intenção do projeto referido é de mostrar a situação de vida atual do vendedor ambulante em Garanhuns – PE, trazendo os seus aspectos de maior dificuldade para a sobrevivência em um tipo de mercado onde a visão de um futuro brilhante não passa de uma utopia, pois sem condições de estudar não se pode ter uma qualidade de vida melhor ou pelo menos um nível cultural onde o mercado de trabalho aceite o cidadão como um trabalhador formal.

As comparações entre acontecimentos de séculos passados ainda seguem firmes, pois a mesma idéia ainda insiste em separar e desprezar aos que não tem qualificação profissional, fazendo assim o setor informal e a venda ambulante no geral uma área onde seja a solução e a única saída para muitas famílias.

Assim tende-se a um aprofundamento maior e um entendimento melhor sobre essa situação encontrada ainda no Brasil e em Garanhuns, para quem sabe a solução para vários outros problemas seria começar por um que insiste em aumentar e desvalorizar o cidadão que ainda sonha em aprender uma profissão e ser útil para um mercado de trabalho tão promissor.

JUSTIFICATIVA

Devido ao grande número de famílias que vivem e dependem da atividade econômica de vendedor ambulante, justifica-se a necessidade de questionar junto com os mesmos suas atividades e condições de trabalho. O vendedor ambulante é um trabalhador que não tem cadastro no INSS, não paga os impostos ao governo, não tem plano de saúde, não goza de férias, nem 13º salário; todos estes itens são razões suficientes para fazer este projeto, analisando quais os malabarismos que este trabalhador exerce para sobreviver. Lembrando também, que o vendedor ambulante, faz parte dos 60% dos trabalhadores que vivem na informalidade no Brasil.

De forma geral, este projeto terá como base evidenciar para a sociedade, que o vendedor ambulante é um comerciante como outro qualquer, entende de administração, de contabilidade, além de viver sua cultura e religiosidade.

OBJETIVOS

– GERAL

Conhecer a situação socioeconômica dos vendedores ambulantes, contextualizando esta atividade informal no universo da cidade de Garanhuns, revelando sua importância para a sociedade e para o próprio trabalhador.

– ESPECÍFICOS

- Conhecer os métodos utilizados por estes profissionais, no que se refere à forma de comercializar seus produtos, fluxo dos negócios, armazenamento, etc.

- Analisar o nível de conhecimento dentro dos padrões de comércio, seu grau de instrução, bem como é a preocupação e investimento na educação de seus filhos.

- Buscar informações sobre o número de vendedores ambulantes em porcentagem de quantos pagam a previdência privada como autônomo. Pois essa informalidade trabalhista compromete e dificulta o crescimento da arrecadação fiscal.

- Coletar dados sobre a qualidade de vida dos vendedores ambulantes e seus familiares, tais como: índice de satisfação sobre seu trabalho, não gozo de férias, uma jornada de trabalho sacrificante até desumana, entre outros.

- Investigar se há uma influência na orientação passada pelos pais para que os filhos sigam seus passos profissionalmente.

METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com